Efemérides de 3 de Abril

Reis Católicos de Espanha, Knoow

1493 Os Reis Católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, receberam há 527 anos, com todas as honras, Cristóvão Colombo (1451-1506) em Barcelona, no regresso do ‘descobrimento’ involuntário da América por parte deste, ao seu serviço.

1948 O presidente americano (1945-53) Harry S. Truman (1884-1972) assinou há 72 anos o Programa de Recuperação Europeia (Plano Marshall) de ajuda económica e reconstrução de 16 países, depois da Segunda Guerra Mundial (pensemos em como vão longe estes tempos, ao olhar para Trump).

1985 A BBC internacional, emissora pública britânica, atingiu há 35 anos uma audiência de 120 milhões de pessoas, a maior do mundo, à data.

Euros, Wikipédia

1992 O Escudo passou a integrar o Sistema Monetário Europeu há 28 anos, embora o euro como moeda só entrasse em circulação em 2002.

2004 Os terroristas islâmicos envolvidos nos atentados de 11 de março desse ano em Madrid foram cercados há 16 anos pela polícia num apartamento, e suicidaram-se com explosivos.

2006 Assinatura há 13 anos do protocolo entre o Estado português (por decisão e imposição do próprio José Sócrates, então primeiro-ministro) e o comendador Joe Berardo para a criação do Museu de Arte Moderna e Contemporânea, no CCB, em Lisboa, com a sua colecção hipotecada.

2016 Saiu há 4 anos a maior divulgação de documentos da História, os celebrados Panama Pappers, do escritório de advogados Mossack Fonseca (do Panamá), especializado em paraísos fiscais, que afectou importantes personalidades mundiais e portuguesas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s