Efemérides de 11 de Dezembro

Aero Club de Portugal, FaceBook

1909 Foi fundado há 110 anos o Aero Club de Portugal, no Terreiro do Paço, com instalações aeronáuticas em Tires, o mais antigo organismo da área em Portugal e um dos mais velhos do mundo.

1937 A Itália fascista de Mussolini foi expulsa há 82 anos da Liga das Nações, não se impedindo assim a II Guerra Mundial lançada pelas potências do Eixo (onde a Itália fascista e o Japão apoiavam a Alemanha nazi).

1946 Fundação há 73 anos da UNICEF (Fundo da ONU para a infância) com presença em 193 países – pelo que é também o seu Dia Internacional.

1961 Chegaram há 57 anos ao Vietname do Sul forças helitransportadas norte-americanas, enviadas na presidência democrata do malogrado Kennedy, que constituíram a primeira intervenção militar directa de Washington no país, que ali esteve envolvido até 1975 (Presidência republicana de Nixon).

1975 Pouco depois do restabelecimento de uma democracia parlamentar-orgânica em 25 de Novembro anterior, foi lançado há 44 anos por um grupo de jornalistas despedidos do DN (a maioria do PS e PSD) o matutino lisboeta O Dia, que mais tarde se tornaria um jornal claramente de Direita, e acabaria por fechar falido.

1993 Os Doze membros da Comunidade Europeia de então (já com Portugal), reunidos em Bruxelas, aprovaram há 26 anos o Plano Delors e o seu Livro Branco sobre Crescimento, Competitividade e Emprego, na Europa.

Protocolo de Quioto, pt.slideshare.net

1997 Assinatura há 22 anos do Protocolo de Quioto, um Tratado Internacional (muito insuficiente) para a redução de gases de efeito estufa.

2001 A China aderiu há 18 anos à Organização Mundial de Comércio, no maior incentivo que houve à globalização económica do Planeta.

2003 Foi aprovada há 16 anos em Portugal (Governo de Durão Barroso) a privatização do Notariado.

2006 O 1.º Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura foi atribuído há 13 anos ao poeta e tradutor português José Bento.

2015 Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi oficialmente aceite há 3 anos no grupo de Cidades da Música da UNESCO, e a vila de Óbidos entrou no universo das “cidades da literatura” da mesma UNESCO.

2016 Numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica, há 3 anos, o Papa Francisco afirmou que são os comunistas que “pensam como os cristãos”.

2018 Um ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo há 1 ano provocou pelo menos dois mortos e 14 feridos, sete dos quais em estado grave.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s