
Colombo, Wikipédia
1492 O navegador italiano Cristóvão Colombo (1451-1506), antes ao serviço de Portugal e aqui fixado, agora servindo a Coroa espanhola, chegou a Cuba há 525 anos, na viagem para atingir a Índia pelo Ocidente, de que partira da Andaluzia, no princípio de Agosto anterior, avistando terra nas Caraíbas em Outubro.
1895 Foi lavrado há 123 anos, num notário de Paris, o testamento do químico e inventor sueco Alfredo Nobel (1833-96), que instituiu os Prémios com o seu nome.
1919 O pacifista Mahatma Gandhi lançou há 99 anos (1869-1948, assassinado por um belicista) a campanha nacionalista na Índia contra o colonialismo britânico, sendo considerado o fundador e idealizador do seu Estado moderno.
1975 Controlada a sublevação militar da antevéspera, Ramalho Eanes, chefe militar do Grupo dos Nove, foi nomeado há 53 anos chefe de Estado-Maior do Exército, enquanto os generais graduados Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho eram formalmente destituídos, respetivamente, de chefe de Estado-Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente (COPCON) – culminando o golpe do 25 de Novembro.
1986 Foi extinto há 32 anos o uso de papel selado, introduzido em Portugal em 24 de dezembro de 1660 e entretanto abolido antes em Abril de 1668 e Janeiro de 1804.
1992 Publicou-se, pela última vez há 25 anos e sob a direcção de José Silva Pinto, o semanário O Jornal, fundado em 1975 por um grupo de 14 jornalistas (encabeçados por Joaquim Letria), surgindo no seu lugar a revista Visão

CC do PCP, 2004, memoriasdopresente.blogspot.com
2004 No XVII Congresso do PCP, há 14 anos, o Comité Central foi eleito pela primeira vez por voto secreto.
2011 A Unesco anunciou há 7 anos que o Fado é Património Imaterial da Humanidade.
2013 O Senado italiano retirou há 5 anos o lugar de senador ao ex-primeiro-ministro (3 vezes, até 2011) Silvio Berlusconi (n.1936), depois de ter sido condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal, num dos inúmeros processos de que tem sido alvo – estando actualmenbte de regresso à política activa.
2015 O primeiro dia do governo socialista de António Costa, há 3 anos, ficou marcado pelo adiamento de várias votações, que deixavam a nu as divergências entre os partidos da esquerda seus apoiantes (desde a sobretaxa do IRS, aos salários da Função Pública, passando pela concessões dos transportes).
2017 A Direção-geral da Saúde declarou há 1 ano o fim do surto de ‘legionella’ no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que provocou pelo menos 56 casos de infeção, cinco dos quais mortais.