Efemérides de 17 de Agosto

YouTube

1808 A coligação luso-britânica venceu as forças francesas há 110 anos, na Batalha de Roliça, durante a primeira invasão francesa – o que não evitou 2 novas invasões e a ocupação do território nacional.

1815 Napoleão Bonaparte chegou há 203 anos à Ilha de Santa Helena, lugar do desterro depois de Waterloo, onde ficou até morrer em 1821, e após ter fugido de um primeiro exílio da Ilha de Elba.

1876 Estreou-se há 142 anos em Beyreuth, Baviera, a ópera do compositor alemão Richard Wagner (1813-83) O Crepúsculo dos Deuses (Siegfried e Gotterdammerund), encerrando a tetralogia O Anel do Nibelungo (antecedida já por O Oiro do Reno e A Valquíria), nesta altura apresentadas em conjunto.

1939 No início da II Guerra Mundial, há 78 anos, o Portugal de Salazar assinou (forçado) com o Reino Unido o Acordo Luso-Britânico de cooperação militar, em que o Governo inglês aceitava apoiar o rearmamento nacional, contra a concessão de facilidades na utilização dos Açores (cujo uso pleno ficaria estipulado num outro acordo secreto, subscrito no mesmo dia, mas 4 anos depois).

1945 O presidente francês Charles De Gaulle, que acabava de surgir entre os vencedores da II Guerra, comutou há 73 anos a pena de morte do marechal Pétain, presidente do governo colaboracionista de Vichy, para prisão perpétua.

1960 Teve lugar há 58 anos o primeiro concerto dos britânicos Beatles (1960-70), a Banda musical de maior sucesso até hoje, no Indra Club em Hamburgo.

1962 Ao tentar cruzar o Muro de Berlim (1961-89) há 56 anos, Peter Fechter, de 18, foi morto, tornando-se uma das primeiras vítimas dos guardas de fronteira da Alemanha Oriental.

2001 O consórcio RTP/SIC/SGC venceu há 17 anos o concurso para a exploração da Televisão Digital Terrestre, que veio acabar com a TV analógica em Portugal (conforme deliberação europeia).

2007 Uma centena de ativistas do movimento ecologista “Verde Eufémia” destruiu há 11 anos cerca de um hectare de milho transgénico, na Herdade da Lameira, em Silves.

2012 As três jovens do grupo russo punk Pussy Riot, declaradamente anti-Putin, foram condenadas a 2 anos de prisão por um tribunal de Moscovo, há 5, acusadas de “vandalismo” e “incitamento ao ódio religioso”.

2017 Um ataque terrorista em Barcelona, hoje lembrado de forma polémica, sobretudo pela presença dos ali indesejados Reis de Espanha, numa cerimónia oficial, provocou ali há 1 ano13 mortos e cerca de uma centena de feridos, após uma furgoneta ter galgado um passeio e atropelado dezenas de pessoas nas Ramblas, no centro da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s