Efemérides de 13 de Julho

Dia Mundial do Rock: em homenagem ao 1º Live Aid de 1985 (que durou 156 horas, repartidas por palcos de Londres e de Nova Iorque, cujas receitas serviram para minorar a fome em África), organizado por Bob Geldof e Midge Ure a 13 de julho de 1985, em que participaram grandes figuras como Phil Collins, os Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, ou U2.

 

1647 Foi criada há 370 anos a Aula de Fortificação e Arquitectura Militar, na Ribeira das Naus, em Lisboa.

1878 O Tratado de Berlim, assinado há 139 anos, dissolveu o Império Otomano, tornando completamente independentes a Sérvia, Montenegro e Romênia.

Universidade de Lisboa, 1911

1911 Começou a funcionar há 106 anos a Universidade de Lisboa, instalada transitoriamente na Sociedade de Geografia.

1923 O Letreiro de Hollywood foi oficialmente inaugurado há 94 anos nas colinas acima de Hollywood, Los Angeles, inicialmente como propaganda de uma sociedade imobiliária local, depois assumido como imagem da Cidade do Cinema.

1936 Foi morto em Madrid, há 81 anos, o deputado direitista José Calvo Sotelo (n.1893), facto que acelera o início da Guerra Civil de Espanha, com o futuro caudillo, Francisco Franco (1892-1975), a reunir tropas em Ceuta.

1958 O então bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes (1906-89), escreveu há 58 anos a Oliveira Salazar, criticando a política corporativista do regime, que considerava ser “para espoliar os operários do direito natural de associação”, e ficou proibido de entrar em Portugal durante 10 anos (até Marcello Caetano), sendo mantido sob vigilância da PIDE até 25 de abril de 1974.

União para o Mediterrâneo, símbolo da Assembleia Parlamentar

2008 Os 43 Estados-membros da União para o Mediterrâneo, que se reuniram há 9 anos em Paris para formalizarem o organismo, comprometeram-se então a construir “um caminho para a paz, democracia, prosperidade e compreensão humana, social e cultural”.

2010 A Assembleia Nacional francesa aprovou há 7 anos, por larga maioria, o projeto de lei que proíbe o uso do véu islâmico integral em espaços públicos.

2014 El conservador luxemburgués Jean-Claude Juncker foi eleito há 2 anos presidente da Comissão Europeia, em substituição de Durão Barroso, abrindo muitas expectativas de progresso na UE entretanto frustradas.

2015 O presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, foi reeleito há 2 anos, frente ao candidato espanhol, Luis de Guindos – embora a derrota do seu partido nas eleições holandesas de Março passado o tenha deixado em causa..

2016 Theresa May substituiu há 1 ano David Cameron, ambos conservadores, na liderança do governo do Reino Unido, na sequência do referendo favorável ao brexit..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s