– Dia Nacional dos Centros Históricos: Criado em 1993 e recebido entusiasticamente pelas autarquias, em homenagem à data de nascimento de Alexandre Herculano em 1810.
– Dia Nacional da Juventude: Há quem o comemore nesta data, mas também noutras, o que parece consentâneo com este mundo de jovens (e velhos) – lembrando-me eu que nos meus tempos se era jovem entre o final do Liceu (17-18 anos) e o fim da Universidade (22-23), e embora nem todos conseguissem frequentar estas escolas não se discutiam as balizas etárias.
1800 O Parlamento irlandês aprovou há 217 anos a Lei de União com a Inglaterra, proporcionando a criação no ano seguinte do Reino Unido.
1895 Segundo uma lei eleitoral da Monarquia Constitucional de há 122 anos (D. Carlos, 1863,1908, a reinar desde 1889), os círculos passaram a corresponder aos distritos e as minorias não eram representadas.
1930 — Na Turquia, Constantinopla )antiga capital do Império otomano, e fundada como Bizâncio em 667a.C., que mudaria de nome em honra do Imperador romano Constantino em 330d.C.) passou a designar-se Istambul, e Angorá, Ankara (capital da Turquia).
1939 A rendição de Madrid às forças do general Francisco Franco (1892-1975) há 78 anos determinou o final da Guerra de Espanha, que se iniciara com a revolta destas forças ditatotiais em 36.

Virginia Woolf, fotografia de Homo Literatus
1941 A grande escritora inglesa Virgínia Woolf (n.1882), autora de livros como Rumo ao Farol, As Ondas, e Orlando, destacada figura do modernismo e membro do Grupo de Bloomsbury, suicidou-se há 76 anos no rio Ouse.
1962 A OAS, Organização do Exército Secreto Francês na Argélia (formada em Janeiro do ano anterior na Espanha franquista), anunciou há 55 anos o início da guerrilha, para tentar evitar a independência (depois da Guerra da Argélia, que se iniciara em 54, e a que a França sucumbia).
1973 Foi criada há 44 anos a Empresa Pública de Parques Industriais, no âmbito da política de Fomento Industrial do marcelismo, mais desenvolvida no pºos-25 de Abril.

Zeca Afonso, fotografia de Glosas
1974 Realizou-se há 42 anos o I Encontro da Canção Portuguesa no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com o mítico José Afonso (1929-87), baladeiro, cantor e autor do Grândola, Vila Morena.
1977 Foi formalizado há 40 anos o pedido de adesão de Portugal à então CEE (hoje, UE), por Mário Soares, na vigência do seu I Governo Constitucional (1976-78).
1978 Foi instituído há 39 anos, no II Governo Constitucional (PS-CDS, 1978), pelo ministro da Educação Sottomayor Cardia, o 12º ano de escolaridade, em substituição do Ano Propedêutico, criado no ano anterior como medianeiro entre o Liceu e a Universidade.
1980 Otelo Saraiva de Carvalho (n.1936), o estratega militar de Abril, fundou há 37 anos a esquerdista FUP, Força de Unidade Popular, que apareceria ligada à terrorista FP25 (que funcionaria como seu braço armado).
No mesmo dia em que o vulcão de Santa Helena, no estado de Washington, EUA, entrou em erupção, após 123 anos de inactividade.
1991 O Grupo alemão VW chegou a um acordo com a República Chega para a aquisição de 30% do capital da marca ícone dos carros do Leste europeu (absovendo-a, e subindo a participação para 70% em 94)..
2000 Os restos mortais do único Papa português, João XXI (1276), o filósofo, matemático, médico e sacerdote Pedro Hispano (1215-77), anterior arcebispo de Braga e cardeal de Frascati, foram trasladados há 17 anos para a Catedral de Viterbo, em Itália.
2007 Foi publicada há 10 anos em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros sobre os princípios de bom governo das empresas do sector empresarial do Estado, que aconselha as empresas públicas a divulgar publicamente as remunerações dos gestores públicos.
No mesmo dia em que se inaugurou em Brinches, Serpa, distrito de Beja, a maior central solar do mundo.
2008 Jaime Gama (n.1947), então Presidente da Assembleia da República (com maioria socialista, era de Sócrates) desfez-se em elogios a Alberto João Jardim (adversário declarado e empenhado do PS), há 9 anos, no Funchal, criando uma crise política.
2011 O arquiteto português Eduardo de Souto Moura (n.1952), da chamada e prestigiada Escola do Porto, venceu há 6 anos o prémio Pritzker, o maior galardão mundial na área da arquitetura.
2014 O ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg foi nomeado há 3 anos secretário-geral da NATO.