Efemérides de 29 de Junho

Revolta de Filipe Santos, imagem da Wikipedia

Revolta de Filipe Santos, imagem da Wikipedia

1720 Em Vila Rica (hoje Ouro Preto, Minas Gerais), Brasil, começou há 296 anos a Revolta de Filipe dos Santos, com grande participação dos nativos e pessoas mais pobres, em reação à exploração colonial portuguesa, designadamente nos impostos, e concretamente nos impostos sobre todo o oiro, tendo o governador ordenado a prisão dos que chamara para negociar, sendo o líder Filipe Santos executado, e mantendo-se todos os impostos.

1840 Foi inaugurado há 176 anos o Museu Portuense, atual Museu Soares dos Reis, instalado no palácio dos Carrancas, que havia sido propriedade do cristão novo Manuel Mendes Morais e Castro, o mais antigo dos museus públicos nacionais, dedicado ás artes plásticas, decoração e arqueologia, tendo sido integrado no Instituto Português dos Museus depois de uma remodelação de Fernando Távora.

1847 Foi assinada a Convenção do Gramido (em Valbom, Gondomar) há 169 anos, entre os comandantes das forças militares

Convenção de Gramido, Guerra da Patuleia, imagem de maltez.info

Convenção de Gramido, Guerra da Patuleia, imagem de maltez.info

espanholas e britânicas (em Portugal, ao abrigo da Quádrupla Aliança), pondo fim à guerra civil da Patuleia (1846-47), com a vitória do Governo cartista e a derrota dos setembristas.

1922 Benito Mussolini é nomeado primeiro-ministro da Itália, pelo rei Vítor Emanuel III, na sequência do apoio da Monarquia ao fascismo, até que o fascismo resolveu prescindir da Monarquia.

1939 Depois do grande desenvolvimento que a aviação teve na I Guerra Mundial, começou a globalização do transporte de passageiros aterrando em Lisboa há 77 anos o primeiro voo comercial entre os EUA e a Europa.

1949 A África do Sul iniciou há 67 anos, oficialmente, a política de segregação racial, conhecida por apartheid, que durou até à eleição de Nelson Mandela (1918-2013), em 1994, para um único mandato de 5 anos.

1960 Foi criada há 56 anos a TransPraia, companhia do pequeno comboio turístico que percorre as praias da Costa de Caparica,Comboio da Transprais num percurso de 14 km, com mais de uma dezena de apeadeiros por todas as estâncias balneárias do seu percurso – como iniciativa de um grande atirador local de tiro ao alvo, Casimiro, que aqui investiu os seus prémios.

1973 Os oficiais milicianos passaram a ser equiparados a oficiais do Quadro Permanente há 43 anos, por causa da Guerra Colonial, segundo um diploma será publicado a 13 de Julho seguinte e que constitui o rastilho para o Movimento dos Capitães.

2002 O Metro do Porto realizou há 14 anos pela primeira vez viagens regulares com passageiros, numa operação experimental, no troço da linha Azul (A) entre as estações da Câmara de Matosinhos e do Viso.

2010 O jornal 24 Horas, entretanto ligado ao DN, saiu há 6 anos para as bancas pela última vez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s