Efemérides de 30 de Maio

Fotografia de atlasdasaude.pt

Fotografia de atlasdasaude.pt

Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo, aproveitando esta cheia de dias, já que acaba de passar recentemente o Dia do Melanoma da Pele

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

1431 Joana d’Arc (1412-31) foi queimada na fogueira há 585 anos, em França, feita entretanto Santa pela Igreja Católica, apesar de ter sido queimada viva acusada de heresia, embora os ingleses se queixassem mais de ter-se disfarçado de homem para os combater na Guerra dos Cem Anos

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

1569 – Henrique VIII (1491-1547) de Inglaterra, coroado em 1509, casou-se há 447 anos com Joana Seymour, 2ª das suas 8 mulheres oficiais, onze dias depois da execução de Ana Bolena, tendo fundado o anglicanismo por o Papa se opor ao divórcio, e como forma de evitar a execução de sucessivas ex-mulheres.

Imagem da Wikipedia

Imagem da Wikipedia

1834, Joaquim António de Aguiar (1792-1884), apelidado de ‘Mata-Frades’, promulgou há 182 anos uma lei que extinguiu «todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares», ficando os seus bens incorporados na Fazenda Nacional

Imagem da Wikipedia

Imagem da Wikipedia

1913 – Foi assinado há 103 anos, em Londres, o tratado de paz entre a Turquia e os Estados Balcânicos, que punha fim às guerras que se arrastavam desde 1912 entre o Império Otomano e o Estados dos Balcãs.

Fotografia de casariodoginjal.blogspot.com

Fotografia de casariodoginjal.blogspot.com

1958 O Pacto de Cacilhas foi assinado há 58 anos pelo general Humberto Delgado e Arlindo Vicente, candidatos às presidenciais, que assim viabilizavam uma só candidatura da Oposição Democrática, a do chamado General sem Medo.

Fotohgrafia de lainfo.es

Fotohgrafia de lainfo.es

1982 Espanha entrou na NATO há 34 anos, decisão que Felipe González manteria no meio de imensa polémica quando conquistou posteriormente o Governo do País com uma maioria esmagadora.

Fotografia de portugalnews.pt

Fotografia de portugalnews.pt

1996 — A Assembleia da República aprovou há 20 anos, em plena era Guterres, em votação final global o diploma do Governo que consagra o Rendimento Mínimo, depois designado Rendimento Social de Inserção.

Fotografia do DN

Fotografia do DN

2003 – Foi publicada há 13 anos a Lei que alterou o Código da Sisa e o Imposto sobre Sucessões e Doações, sendo Manuela Ferreira Leite a ministra das Finanças de Durão Barroso.

FIFA- Logotipo

2008 O congresso da FIFA aprovou há 8 anos em Sydney, por larga maioria, a chamada regra 6+5, que obriga as equipas a alinharem com um máximo de cinco futebolistas estrangeiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s