Efemérides de 25 de Fevereiro (2022)

1836 O armeiro e inventor Samuel Colt (1814-62) recebeu há 186 anos a patente do revólver.

1888 Teófilo Braga, futuro Presidente da República (Maio e Outubro de 1915), foi eleito há 134 anos deputado por Lisboa, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, professor do Curso Superior de Letras, da atual Faculdade de Letras de Lisboa.

1955 A Clínica de Reabilitação de Deficientes Visuais, actualmete designada como Centro Hellen Keller, foi fundada há 67 anos em Lisboa.

1965 Foi anunciado há 57 anos o desaparecimento do general Humberto Delgado, em Marrocos, assassinado por uma brigada da PIDE 12 dias antes em Espanha.

1970 A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – SEDES foi apresentada em Lisboa há 52 anos.

1986 Nasceu há 36 anos o primeiro bebé proveta em Portugal, um rapaz com 3,330 quilos, com o médico António Pereira Coelho, tendo-se notabilizado o rapaz no Futebol.

2008 O ex-primeiro-ministro Sócrates e a então ministra da Saúde assistiram há 14 anos à colocação da primeira pedra do novo Hospital de Cascais, que serve 285 mil habitantes e que avançou sem unidade de oncologia, apesar dos protestos dos utentes desta especialidade.

2017 O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio assumiu há 5 anos a sua “responsabilidade política” pela não publicação de dados relativos às transferências de dinheiro para ‘offshore’ e pediu o abandono das suas funções no CDS-PP.

2018 A Cruz Vermelha anunciou há 4 anos que 21 dos seus funcionários foram afastados por terem pago serviços de natureza sexual.

2021 O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou há 1 ano que o país erradicou a pobreza extrema (recebendo menos de US$ 620 por ano), embora muitos observadores permaneçam céticos sobre a precisão dos dados chineses devido à corrupção generalizada e à falta de transparência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s