Efemérides de 18 de Junho (2021)

1815 Na Batalha de Waterloo, há 206 anos, as forças britânicas do duque de Wellington, muito apoiadas por praticamente toda a Europa, derrotaram de vez Napoleão Bonaparte, que partiu definitivamente para o exílio em Sª. Helena.

1880 Foi criado há 141 anos, no Governo de Anselmo Brancamp, o imposto português de renda, antecessor do IRS.

1908 Iniciou-se há 113 anos a Imigração Japonesa para o Brasil, quando 781 pessoas desembarcam em Santos após uma viagem no Kasato-Maru (hoje o Brasil abriga a maior colónia japonesa no mundo, avaliada em 200 mil japoneses, mais de um milhão com os lá nascidos).

1953 Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955) assinou há 68 anos o testamento que determinou a criação da Fundação Calouste Gulbenkian, que ficaria em Lisboa.

2014 O então Rei de Espanha, Juan Carlos (n.1938), assinou, na Sala de Colunas do Palácio Real em Madrid, a lei orgânica da sua abdicação a favor do filho, Felipe de Borbón, encerrando um reinado de quase 40 anos.

2017 Na sequência do gigantesco incêndio que deflagrou na véspera, em Pedrogão Grande, o Governo declarou há 4 anos ainda durante a madrugada o estado de contingência, mas com o avançar da manhã foi sendo conhecida a terrível dimensão real da tragédia.

2020 Há 1 ano anunciava-se que no Canadá os casos de Covid 19 já ultrapassavam os 100 mil, com mais de 8 mil e trezentos mortos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s