Efemérides de 15 de Dezembro de 2020

D. João IV aclamado Rei, monarquiaportuguesa.blogs.sapo.pt

1640 D. João IV (1604-56) foi aclamado rei de Portugal há 380 anos, depois da restauração contra o domínio dos espanhóis, quando Filipe IV de Espanha e III de Portugal quis transformar a União Real numa anexação.

1791 Foram ratificadas há 229 anos as 10 primeiras emendas à Constituição dos EUA, The Bill of Rights, que consagram, entre outras, a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e associação, e os direitos dos cidadãos perante a Justiça; é preciso avisar Trump, que, depois de lhe ver a assinatura pública e conhecendo-lhe outras limitações, não estou seguro de saber ler e escrever escorreitamente.

1890 Sitting Bull (n.1831), que quer dizer ‘Toiro Sentado’, chefe índio dos Sioux, um dos mais célebres opositores indígenas do general americano Custer (1839-76), ao qual venceu, e que chegou a fazer parte do circo de Buffalo Bill (1846-1917), foi morto há 130 anos no Dakota do Sul por forças militares.

1896 O mais famoso escritor brasileiro novecentista, Machado de Assis (1839-1908), foi proclamado há 124 anos 1° presidente da Academia Brasileira de Letras – que viria a ser criada em Junho seguinte.

1926 Foi fundada há 94 anos em Lisboa a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, que teve uma importante central de comunicações (hoje ultrapassada e devoluta) em Vendas Novas.

1955 Foi constituída há 65 anos, por iniciativa do Governo de Salazar e com grande empenho de Marcello Caetano, a RTP, Radiotelevisão Portuguesa, SARL, com o capital social de 60 mil contos – vindo a ter emissões regulares menos de 2 anos depois.

Massacre da Praia do Osso, Público

1987 Começou há 33 anos, no Tribunal da Marinha Grande, o julgamento do bancário Vítor Jorge (n.1944), autor confesso de sete homicídios, incluindo a mulher e a filha (massacre da Praia do Osso, perpetrado em Março anterior), pelo qual foi condenado a 20 anos de prisão, dos quais cumpriria 14 (beneficiando de amnistias).

1995 Foi emitido há 25 anos o acórdão Bosman, pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, que estabelece como contrárias à legislação comunitária as regras sobre o número limitado de jogadores estrangeiros em equipas de futebol.

2004 Foi firmado há 16 anos o Acordo aduaneiro entre a Turquia (no seu período mais democrático) e a UE, deixando implícito o reconhecimento do Chipre por aquela.

2017 Encontrados há 3 anos 2 quadros de Rafael, numas obras ocasionais do Vaticano, na Sala Constantino, entre outros quadros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s