Vinagrete 20.04.02 – UE espatifa-se

A UE está realmente espatifada. Alguns ricos (como a Alemanha, a Holanda, a Áustria e a Finlândia) não querem contribuir em nada (os célebres eurobondes, ou agora os coronabondes) para que haja uma união entre os países europeus, porque entendem que alguns não fazem o suficiente para terem uma economia sã, ao contrário deles próprios. Os holandeses, atacados de rente por Costa, já vão admitindo alguma ajuda a Itália, mas não coronobondes, que se podem transformar em eurobondes mais frequentes. De maneira que querem continuar a gozar das suas prerrogativas de expansão económica com a UE, mas não aceitam pagar nada por isso. Querem para si toda a riqueza. Mesmo dos impostos que iriam para países terceiros com maior justiça, como é o caso dos holandeses.

europarl.europa.eu

E pudemos ver que Merkel nem era a pior da Alemanha, embora continue sem fazer nada (apesar de Costa lhe ter dado uma ajudazinha, à espera certamente de melhores dias), para além de adiar confrontos mais sérios. No fundo, ainda que internamente tenha sido óptima e muito solidária com as regiões mais pobres, na UE continue com a especialidade de adiar.

Mas viu-se que ela não é a Má maior da Alemanha, embora internamente se mostre a boa – mas só internamente. O seu ministro das Finanças, do SPD, mostrou-se bem mais radical contra os coronabondes.

Mas parece haver um grupo de países grande que está disposto a avançar já. Seria uma ironia para os durões, se esses países avançassem mesmo, com vantagens económicas de que os outros ficariam de fora. Tanto mais que, desta vez, tanto a Alemanha, como a Holanda, como a Áustria, como a Finlândia, poderão mesmo levar com o Covid 19 em cima, e a sério. Talvez ainda se venham a arrepender de nunca terem estado solidários, primeiro com a Itália, e depois com Espanha, mas logo de início, muito antes do remate económico. E se proponham mudar, tão fora de horas, e atrasadamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s