Vinagrete 20.02.27 – Marega e os racismos

Não vou ao ponto de querer desmentir as realidades, e dizer que aqui não há racismo. Há, como se tem visto. E não é coisa de esquerdas ou de direitas, embora acredite que a esquerda luta de boca mais contra o racismo. De resto, o racismo branco nem é pior do que o

Marega, pt.euronews.com

racismo negro.

E o caso Marega só deu que falar, pela posição que ele tomou, ao sair do campo. Mas saiu sozinho e com um cartão amarelo mostrado por um árbitro de vistas enviesadas, e igualmente racista. Como racistas foram todos os outros, mesmo os que agora lhe cantam loas, mas que continuaram ali como se nada fosse.

E, mesmo com imagens, quantos dias demorará a ter alguns racistas mais imprevidentes e berrões presos e denunciados? Lá está: o problema é que somos maioritariamente racistas, mesmo quando não o queremos admitir. Provavelmente, eu seria um dos que ficava lá. O que só me envergonharia mais.

Quanto ao resto, o melhor era mesmo o Benfica, o clube de Mário Coluna e Eusébio, deixar-se de namoros com esse tal Basta!, ou seja lá o que for de partido racista. Porque nem o Benfica o merece, nem a sua história, e os que lá estão agora de certeza marcam menos o clube que Coluna e Eusébio.

A escravatura negra? Mas não começou a ser feita por pretos de uma tribo contra as de outras? Sim, eu sei, e o comércio intercontinental? E o racismo arreigado nos brancos de classes mais baixas? E nos pretos/negros que se tratam a si próprios por irmãos, deixando de fora todos os outros?

Afinal, não estão a ser investigados todos os grandes clubes, incluindo o FCP? E o que se pretende com uma investigação demasiado genérica, se não que não dê em nada?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s