Não vou ao ponto de querer desmentir as realidades, e dizer que aqui não há racismo. Há, como se tem visto. E não é coisa de esquerdas ou de direitas, embora acredite que a esquerda luta de boca mais contra o racismo. De resto, o racismo branco nem é pior do que o

Marega, pt.euronews.com
racismo negro.
E o caso Marega só deu que falar, pela posição que ele tomou, ao sair do campo. Mas saiu sozinho e com um cartão amarelo mostrado por um árbitro de vistas enviesadas, e igualmente racista. Como racistas foram todos os outros, mesmo os que agora lhe cantam loas, mas que continuaram ali como se nada fosse.
E, mesmo com imagens, quantos dias demorará a ter alguns racistas mais imprevidentes e berrões presos e denunciados? Lá está: o problema é que somos maioritariamente racistas, mesmo quando não o queremos admitir. Provavelmente, eu seria um dos que ficava lá. O que só me envergonharia mais.
Quanto ao resto, o melhor era mesmo o Benfica, o clube de Mário Coluna e Eusébio, deixar-se de namoros com esse tal Basta!, ou seja lá o que for de partido racista. Porque nem o Benfica o merece, nem a sua história, e os que lá estão agora de certeza marcam menos o clube que Coluna e Eusébio.
A escravatura negra? Mas não começou a ser feita por pretos de uma tribo contra as de outras? Sim, eu sei, e o comércio intercontinental? E o racismo arreigado nos brancos de classes mais baixas? E nos pretos/negros que se tratam a si próprios por irmãos, deixando de fora todos os outros?
Afinal, não estão a ser investigados todos os grandes clubes, incluindo o FCP? E o que se pretende com uma investigação demasiado genérica, se não que não dê em nada?