Efemérides de 20 de Fevereiro

Jardim das Amoreiras, flickr.com

1756 Na política de industrialização do marquês de Pombal, chefe dos governos de D. José, foram concedidos há 264 anos privilégios a criadores de bichos-da-seda, política acompanhada da plantação de amoreiras.

1878 O cientista português Adriano de Paiva Brandão (1847-1907), professor da Academia do Porto, publicou há 142 anos um artigo sobre a telescopia, na base da transmissão de imagem à distância.

1891 O Governo do general liberal João Crisóstomo (1811-95, chefe do Executivo entre 1890-92) limitou há 129 anos a liberdade de reunião e de associação, em nome da manutenção da “paz social”.

1909 No diário conservador parisiense Le Fígaro foi publicado há 111 anos o Manifesto do Futurismo, do escritor e ideólogo fascista italiano Filippo Tomaso Marinetti, ponto de partida do movimento estético.

1975 Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, Melo Antunes, Pereira Pinto, Almada Contreiras, Costa Martins e Vasco Lourenço apresentaram há 45 anos, em pleno gonçalvismo, o projeto de institucionalização do MFA.

1983 Francisco Lucas Pires (1944-98), com apenas 39 anos, foi eleito inesperadamente há 37 presidente da comissão política do CDS, sucedendo a Freitas do Amaral contra o ‘oficial’ Luís Barbosa.

1988 A agência noticiosa norte-americana UPI foi vendida há 32 anos ao grupo World News Wire.

1993 Tiveram início há 27 anos as emissões regulares da TVI/Canal 4, segundo canal privado de televisão em Portugal, dado à Igreja, que viria a vendê-lo.

M.Medeiros, artista UNESCO para a paz, lifestyle.sapo.pt

2008 A actriz Maria de Medeiros foi nomeada há 12 anos “Artista UNESCO para a Paz” e seria a primeira portuguesa a alcançar tal distinção

2014 A cimeira extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa recomendou há 6 anos, em Maputo, a polémica e estranha adesão da nada democrática nem de fala portuguesa Guiné Equatorial à organização – o que de facto se concretizou.

2015 Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e “Os Verdes” decidiram há 5 anos, por unanimidade, conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio.

2017 Uma equipa de cientistas afirmou há 3 anos ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos “beijos” dos orangotangos.

2019 Uma moção de censura ao Governo do CDS, com os votos favoráveis do PSD, foi chumbada há 1 ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s