Vinagrete 20.01.14 – Linguagens árabes e ocidentais

Estava eu em Madrid, ainda no tempo de Felipe González, e o embaixador alemão que lá exercia na época, a da Guerra do Golfo de Bush pai, dizia com o que me parecia imensa razão ser o principal problema daquilo a diferença das linguagens.

Disfunção de linguagens, theconflictarchives.com

Quando Saddam Hussein dizia que ia esmagar os EUA na ‘mãe de todas as guerras’, estava á espera de não ter de enfrentar-se militarmente com os americanos. Ao passo que Bush, se dizia estar a ficar um bocadinho aborrecido com a coisa, já iam mandados por ele os aviões carregados de bombas pelos ares fora, a caminho do Iraque.

E nós, ocidentais, habituámo-nos a estas diferenças. Não dávamos a menor credibilidade a qualquer afirmação árabe, sempre carregada de retóricas belicistas. E acreditávamos em qualquer afirmação ocidental, muito mais contida e séria.

O Irão agora virou as coisas um nadinha. Ao fim de 3 dias de tudo saber, admite ter sido um erro seu (causado também pelo mau material usado, certamente) o abate de um avião ucraniano da Boing. Parece que as autoridades tinham obrigado os voos comerciais a funcionarem, para servirem de barreira a eventuais ataques norte-americanos, mas não tomara providências junto das suas próprias forças armadas. Por isso, quando oiço falar em responsáveis, vem-me logo à ideia o idiota do líder supremo Khameney. Não é por acaso que as manifestações locais mudaram da contestação aos EUA para ele próprio.

E aquele povo árabe, habituado a berrar contra os EUA, virou-se agora contra o seu líder supremo, que os fizera acreditar numa coisa (sempre cre3ntes em tudo) e depois noutra. E eu também estou a ficar um bocado parvo, sem saber se deverei acreditar nos árabes (ou persas, no caso) ao fim de uns dias. As primeiras reacções ainda continuam com as velhas retóricas. Depois é que surgem as comprovações em todo o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s