Vinagrete 19.11.13 – Avanços em Espanha

A Coligação entre o PSOE e o Podemos parece ter um único efeito positivo, entre vários negativos: estreia a política de coligações em Espanha, o que é um avanço democrático neste país. Não digo que sejam preferíveis as coligações, aos Governos de um partido só. Mas, perante certos resultados eleitorais, são indiscutivelmente preferíveis.

Abraço Sanchez-Riviera pós-coligação, DN

Por outro lado, repara-se no meu entender negativamente que na Europa Ocidental, Espanha é o único país em que os socialistas-democráticos e os democratas-cristãos não se unem contra a extrema-direita. E mostram nem quererem.

Pessoalmente prefiro até que não se unam, para haver reservas democráticas alternativas. Mas parece que o PP tem um certo prazer em unir-se aos franquistas, e que o PSOE tem igual prazer em não se unir aos democratas-cristãos.

Claro que os franquistas do Vox não têm o eleitorado de que gostariam. Os espanhóis parece terem deixado o franquismo para trás e não querem nada com ele. Provavelmente, a maioria dos eleitores do Vox pensava que nem estava a votar em franquistas. As sondagens indicavam o desaparecimento do Vox, mesmo depois do caso Escorial. Foi o drama da Catalunha (que para o centralismo espanhol é realmente um drama, ainda por cima com um rendimento que lhe permite andar de ‘copas’), que rejuvenesceu o Vox e voltou e dar-lhe hipóteses.

Já sabemos que uma parte considerável dos catalães não o são, surgindo antes enviados por Castela para a Catalunha nos serviços do Estado. Percebi que o Ciudadanos ia perder para o Voz, quando o vi assumir as mesmas políticas. As pessoas preferem votar no original. E o PSOE necessita ter relativamente à Catalunha uma política que o separe bem da Direita. Claro que eu gosto dos catalães e não suporto franquistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s