Vinagrete 19.11.05 – Sem chumbos

Este Governo empenha-se em conseguir novos sistemas escolares, mas sem chumbos. Numa palavra, um sistema escolar injusto, que ponha as pessoas a saberem no geral cada vez menos, e em que se destacam um mínimo cada vez maior.

Basta ver a presença de professores nos concursos televisivos, para perceber como eles andam mal preparados, e sabem muito pouco.

Escolas, ionline.sapo.pt

Há dias, num concurso da RTP, um concorrente sisudo, achando saber o suficiente para participar no concurso, não sabia de que Rei D. João (I, III, IV ou outro de que não me lembro bem) datava João das Regras. Pois o concorrente não fazia a menor ideia de quem era João das Regras, nem D. João I, nem pelos vistos o que significa a independência de Portugal. Ou a revolução de 1383-85.

Já não tenho filhos em idade de estudar, e os que tive formaram-se maioritariamente no estrangeiro, com boas notas e chumbos para quem não mostrava sabedoria. Mas tenho muita pena dos netos que vão andar nestes sistemas – que me parecem sempre desagradavelmente experimentais, e são sem dúvida injustos para quem tem menos hipóteses se saber. Os mesmos de sempre.

De qualquer maneira, se o Governo tem ambições de fazer coisas grandes na educação, pode fazê-las: acabar com a violência generalizada que por ali grassa de mais. A violência de alunos e familiares contra professores; a violência de professores contra alunos: e a violência de alunos sobre alunos (sobretudo, o bulllying).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s