Efemérides de 30 de Outubro

Sensibilidade e Bom Senso, wook.pt

1811 Saiu há 208 anos a primeira edição de Sensibilidade e Bom Senso, de Jane Austen (1775-1817, grande escritor britânica).

1905 O czar Nicolau II (1868-1918) da Rússia prometeu há 114 anos um Parlamento representativo, uma Constituição e Liberdade de Imprensa e de Associação, mas depois de muitas hesitações, e já sem tempo para evitar a Revolução que o vitimaria.

1914 No massacre de Cuangar nome do Forte que Lisboa ali mantinha), em Angola, logo no início da I Guerra Mundial (1914-18), um ataque alemão matou toda a guarnição portuguesa que ali se encontrava, e que ascendia a cerca de 2 dezenas de soldados.

1925 Foram exibidas há 84 anos as primeiras imagens em movimento na televisão.

1938 Orson Welles transmitiu há 81 anos a versão radiofónica da Guerra dos Mundos (livro do escritor fabiano H.G.Welles), simulando uma reportagem em direto sobre a invasão da Terra por marcianos – levada demasiado a sério por uma população que entrou em pânico.

1954 Foi inaugurada há 65 anos a ponte de Santa Clara, sobre o Rio Mondego, no Centro de Coimbra.

Sensibilidade e Bom Senso, wook.pt

1990 Completou-se há 29 anos a abertura do túnel sob o Canal da Mancha, chamado Eurotúnel (cujos estudos se iniciaram em 1957, e a obra em 1973, mas sofrendo diversas vicissitudes).

2004 A Torre do Tombo impediu há 15 anos saída do país do Atlas Universal de 1643, de João Teixeira Albernaz o Velho (para o distinguir do neto homónimo) adquirindo-o por 1,5 milhões de Euros.

2005 A Interrupção Voluntária da Gravidez passou a estar incluída há 14 anos (Governo de Sócrates) no sistema de gestão de listas de espera em cirurgia – mesmo com vantagens relativamente a doenças que exijam cirurgias.

2006 O relatório Stern sobre alterações climáticas, encomendado pelo governo britânico, demonstrou há 13 anos que Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus mais afetados pelo aquecimento global.

2016 A Islândia entrou em complicadas negociações para formar governo, há 3 anos, após a vitória do Partido Pirata nas eleições, uma força política anti-sistema – embora já estejamos habituados hoje a políticos fora do sistema e amantes de notícias falsas.

2018 O Orçamento do Estado para 2019, o último da anterior legislatura, foi aprovado há 1 ano pelo parlamento, na generalidade, com os votos do PS, BE, PCP, PEV e PAN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s