Vinagrete 19.10.23 – Programa alheio

Já vimos imensas vezes na política quem quer ceder a programas alheios ficar por baixo, e os votos irem para o original.

Sánchez, DN

Em Espanha, por causa da Catalunha, os espanhóis resolveram tomar uma posição maximalista, promovida inicialmente por Rajoy, e recusarem o debate político necessário, que haverão necessariamente de fazer, e entregarem o caso mal à Justiça. Mal, porque se trata de um caso mais político do que de Justiça, e os juízes não estão preparados para o resolver politicamente.

O franquista VOX, que teve nas últimas legislativas um resultado estranhamente grande, depois de descer naturalmente nas sondagens, volta a subir, por dizer as alarvidades pretendidas pelos espanhóis. Para conter descidas, partidos como o Ciudadanos, Podemos e PSOE também não têm coregem de defender o diálogo que os catalães querem. Até os afrontam mais. Era capaz de apostar que, nestas condições, o eleitorado vai preferir o VOX (ou talvez menos o PP). Os outros partidos, poderiam perder agora qualquer coisa. Mas acabariam por demonstrar que a razão deve ser política e moderada. Por muito que os espanhóis percam a Catalunha, e sejam obrigados a trabalharem mais um pouquito (para conseguirem uma riqueza parecida à que os catalães conseguem).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s