Vinagrete 19.10.17 – Catalunha não espanhola

Aqui há bastante tempo, cheguei à conclusão de que não deveríamos temer o centralismo castelhano espanhol, por dois motivos; primeiro,

Manifestação de catalães contra Espanha, Observador

os portugueses que queriam ser espanhóis por entenderem que iriam enriquecer, deveriam saber que passaríamos a ser a 5ª Região mais rica de Espanha (entre 19) – agora esse número talvez suba – pelo que teríamos de dar dinheiro solidário sempre às outras regiões mais pobres; segundo, porque se os espanhóis não conseguem atrair os próprios povos sob a sua alçada, dificilmente se poriam em trabalhos tentando atrair outros maioritariamente desafectos.

A Catalunha está aí para mostrar o problema real, e o porquê de o PP talvez vibrar de entusiasmo com a ETA – a melhor garantia que tinha para continuar a dominar o Pais Basco. A extrema-direita em Espanha perece achar bem judicializar um conflito obviamente político, e arrastar nisso forças mais moderadas, enquanto continua a ‘exportar’ castelhanos ou espanhóis para a Catalunha. Para ela tudo é preferível a ter os catalães satisfeitos.

E que vergonha: nem no futebol ganha aos catalães!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s