Nas sondagens que apareceram ontem, o PS lá se distanciava da maioria absoluta, o PSD de Rio subia espectacularmente, e o Boco de Esquerda continuava em grande com o PAN a prever aumentar substancialmente.

Últimas sondagens, RTP
A primeira coisa que ocorre dizer é que o Ministério Público entrou na campanha com Tancos. E que os eleitores preferem assim um PS necessitado de fazer coligações à esquerda – e portanto uma política mais á esquerda.
Quanto ao MP, parece que tinha mesmo de avançar com estas acusações (embora fossem escusados outras ‘fugas’ de informação). Porque, apesar de pretender continuar a averiguar antes de ir a julgamento (e será que está realmente empenhado em ir ou se satisfaz com algumas ‘fugas’?), coria o risco de ser obrigado a soltar alguns implicados presos preventivamente, por não ter caso para julgar.
Quanto aos eleitores, estou convencido de que tiveram uma reacção emocional e disparatada, repentinamente, e que depois de ponderarem bem o assunto, irão por outros caminhos. Embora focasse satisfeito com o aumento de Rio, que afinal teve coragem para ir a estas eleições, ao contrário de outros, que se guardaram para momentos mais garantidos, a seguir.