Vinagrete 19.09.17 – Debates telavisivos

Parece que as pessoas, e sobretudo a comunicação social, quer ver os debates políticos televisivos, como uma espécie de combate de boxe, em que um ganha e outro perde por KO.

Debate, Expresso

Só me lembro de 2 debates políticos televisivos com uma influência eleitoral directa. O primeiro de todos, que inaugurou esta mania, ainda a preto e branco, nos EUA, em 1960, entre Kennedy e Nixon. Ganhou o bom aspecto de Kennedy contra a suadeira nervosa de Nixon. Já se sabe que foi assim: ganhou Kennedy. Embora muitos digam que quem tivesse ouvido bem o debate, em vez de o ver sobretudo (coisa a que se presta mais aquela caixinha da TV), teria optado por Nixon.

O outro, também suplantando as sondagens, foi em França, em 1981, o da eleição de François Mitterrand, contra a frustrada reeleição de Giscard d’Estaing.

No nosso, que ainda deverá continuar na próxima 2ª-feira (no de amanhã, já se sabe que devem ser quase todos contra Costa), não se prevê nada de tão definitivo. Rio esteve acima das expectativas que formara. E Costa, mantendo a sua estratégia, não o quis hostilizar. De resto, era mais o que os unia do que o que os separava. E Costa tem a vantagem do trabalho que apresentou, por comparação com os anteriores governos liderados pelo PSD.

Talvez as sondagens levem mais gente a mudar de voto ou a ficar em casa. Já aconteceu muito por aí (uma vez, em Inglaterra, há uns bons anos, as sondagens davam uma vitória folgada aos trabalhistas e ganharam os conservadores, porque a maioria esmagadora dos outros acabou por achar que não valia a pena dar-se ao trabalho de votar), e até por cá (a célebre maioria absoluta que escapou a Guterres na reeleição, contra todas as sondagens). Mas, por razões óbvias, Rio não pode atacar por aqui Costa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s