Efemérides de 26 de Julho

D. Afonso Henriques Rei, timalinefy.com

1139 Afonso Henriques (1109-85), então conde portucalense (desde a morte do Pai, em 1112), foi aclamado Rei de Portugal e proclamada a independência em relação a Leão há 880 anos, após vencer a mãe na Batalha de S. Mamede e lhe retirar a regência do Condado (Junho de 1128).

1908 O FBI (Federal Bureau of Investigation, no âmbito do Departamento de Justiça dos EUA), unidade de polícia tanto de investigação quanto de inteligência interna, com jurisdição sobre os crimes federais, foi criado há 111 anos

1936 O Eixo (Alemanha-Itália-Japão, Hitler-Mussolini, nazis-fascistas) decidiu há 83 anos intervir na Guerra Civil Espanhola, com Portugal, logo de início, apoiando os partidários de Franco, chegando responsáveis seus a chamarem ‘comissão de intervenção’ à Comissão de Não Intervenção accionada por França e Inglaterra.

1945 Há 74 anos, no final da II Guerra Mundial, e depois da Conferência de Potsdam entre os vencedores, na Alemanha, houve a declaração de Potsdam pelos EUA, Reino Unido, URSS e China, que exigiram a rendição incondicional do Japão (que já se sabe ter sido obtida depois de 2 violentas bombas atómicas, lançadas pelos americanos em Hiroshima e Nagasaki.

Museu da Música, Wikipédia

1994 Inauguração há 25 anos, ainda em finais do cavaquismo governamental, do Museu da Música na nova estação Alto dos Moinhos, do Metro de Lisboa.

2007 Portugal e Angola assinaram há 12 anos (Governo de Sócrates) o Plano Indicativo de Cooperação para o triénio 2007/2010.

2013 A chamada Justiça egípcia ordenou há 6 anos a prisão do ex-presidente eleito islamista o falecido Mohamed Mursi, alinhando com a golpista Ditadura Militar.

2016 Um avião movido exclusivamente a energia solar, o Solar Impulse, pilotado pelos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg com o objectivo de impulsionarem as energias renováveis, ao pousar há 3 anos em Abu Dhabi, completou a volta ao Mundo, que tinha iniciado em Março anterior.

2018 A teoria de Marcus (Rudolph Arthur Marcus, n.1923), apresentada em 1956, que explicava a transferência de eletrões em reações químicas, Prémio Nobel da Química em 1992 para o seu autor, foi invalidada há 1 ano por uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências de Coimbra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s