Efemérides de 28 de Junho

Batalha do Kosovo, Facebook

1389 As forças otomanas lideradas pelo Sultão Murad (1326-89, líder do Império Otomano desde 59) arrasaram há 630 anos os exércitos da coligação de reinos eslavos, liderada pela Sérvia, na Batalha do Kosovo.

1630 Uma carta régia reafirmou há 389 anos o impedimento de desempenho de cargos públicos aos judeus, em Portugal – cuja perseguição D. Manuel I, ao casar com uma princesa espanhola, em meados do Século XVI, intensificou.

1759 Foi instituída há 260 anos por alvará régio de D. José, e por decisão do marquês de Pombal, a instrução secundária em Portugal, com a extinção das escolas jesuítas, surgindo em 1761 o Colégio dos Nobres, numa reforma do ensino baseada no Novo Método de Estudar do padre António Pereira de Figueiredo.

1867 O monumento a Luís Vaz de Camões (1524-80), em Lisboa, no Largo do Chiado que tem o seu nome, foi inaugurado há 152 anos, projectado pelo escultor Victor Bastos, no final do romantismo, e pago por subscrição pública.

1914 O arquiduque Francisco Fernando(n.1863), príncipe herdeiro do império Austro-Húngaro, foi assassinado há 105 anos em Sarajevo, por um nacionalista sérvio, provocando o início da II Grande Guerra, apesar de o titular do Império Austro-Húngaro não apreciar este sobrinho-herdeiro.

1927 O professor e neurocirurgião português Egas Moniz (1874-1955), Prémio Nobel da Medicina em 1949 por causa da hoje tão contestada lobotomia, cientista e político, fez a primeira angiografia cerebral há 92 anos.

1959 Foi inaugurado há 60 anos o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa, em plena euforia futebolística, com uma arquitetura típica do Estado Novo, e hoje pertencente como complexo desportivo ao INATEL (ex-FNAT).

1985 A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), foi criada há 34 anos em Lisboa, pelo então presidente da Câmara centrista, Nuno Abecassis (1929-99).

1998 No primeiro referendo que houve em Portugal, há 21 anos, convocado pelo Presidente Mário Soares, sendo primeiro-ministro Guterres e líder da Oposição Marcelo Rebelo de Sousa, foi rejeitado o alargamento das situações para a despenalização do aborto.

2011 A ex-ministra francesa Christine Lagarde (das Finanças com Fillon), advogada de formação económica, foi eleita directora do FMI há 8 anos.

2014 Os sérvios boicotaram as cerimónias que assinalaram há 5 anos o centenário do inicio da 1ª Guerra Mundial.

2017 O concerto Juntos por Todos, que decorreu há 2 anos em solidariedade com as vítimas dos fogos florestais, angariou 1.153 milhões de euros, revertendo a favor da União de Misericórdias Portuguesas para reforçar o apoio às populações afectadas.

2018 O passaporte electrónico português passou a incluir há 1 ano uma vinheta em braille, uma medida inovadora na União Europeia, que permitirá aos cidadãos com deficiência visual identificar nome, número e data de validade do documento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s