Vinagrete 19.05.28 – Conclusões eleitorais

Portugal tem demonstrado ser dos países com voto mais inteligente, no sentido sociológico em que está pronto a mudar segundo os comportamentos de cada candidato.

Por isso não me admira a vantagem de Marisa Matias – a única candidata que recusou os ataques pessoais para se centrar no debate das ideias.

Sol

Pelas mesmíssimas razões, não me surpreende o insucesso dos 2 partidos mais à direita: PSD e CDS. Ainda por cima, o candidato do PSD, mauzote, preferiu centrar o debate em questões nacionais (como o voo sobre Pedrógão), para mais atacar António Costa. E a candidatura do CDS foi vítima não apenas da aposta de Assunção Cristas (que achava serem favas contadas a transição de votos do PSD para o CDS, só por ela se apresentar mais pura no anti-socialismo, quando o eleitorado prefere provavelmente os entendimentos, e terá preferido ver Portas tornar-se europeísta), mas também a direitização de Nuno Melo (cuja posição será a seu tempo saboreada por outros mais realmente radicais).

Quanto à posição da imprensa sobre o candidato do PS é para mim um desses mistérios dos colegas que nunca hei-de resolver, Claro que a ex-ministra Maria Manuel Leitão Marques seria melhor candidata, ou teria pelo menos melhores perfil e currículo. Mas não vejo em que é que Marques seria pior do que Rangel.

Agora ver um País que esteve 48 anos imºedido de votar a não ser num partido revelar-se um dos maiores abstencionistas da Europa dá-me que pensar. E pensar também em quantos destes não votantes e lamentam por os venezuelanos não poderem votar à vontade. Pelos vistos Salazar e Maduro têm a mesma noção de que não perdem muito retirando o direito do voto, que a maioria não gosta realmente de exercer. Mesmo quando tem ideias contrárias aos que estão no Poder. Prefere que os outros decidam por si, e ficar no conforto da casa ou do jogo de futebol – cujas danças de horários só servem para quem não está disposto a um sacrifício mínimo pelo voto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s