Efemérides de 27 de Maio

Vilafrancada, Wikipédia

1823 Vilafrancada, nome dado ao movimento desencadeado por D. Miguel em Vila Franca de Xira há 196 anos, para abolir a Constituição Liberal de 1822 e restaurar o absolutismo com ele como Rei.

1911 Foi aprovado há 108 anos o primeiro Código da Estrada, em Portugal.

1923 O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, associação sem fins lucrativos e maior organização nacional da juventude, seria criado em Braga há 93 anos pelo arcebispo D. Manuel Vieira de Matos (1861-1932) e o seu colaborador próximo Avelino Gonçalves (1895-1981), destinado à formação integral de jovens, e com base no método criado internacionalmente pelo general britânico Robert Baden-Powell (1857-1941).

1963 foi publicado há 56 anos o 2º álbum de Bob Dylan (n.1941) com a canção já testada com sucesso em grandes espectáculos, nomeadamente em Inglaterra, ‘Blowin’in the Wind’ – que ficaria como um dos seus grandes mitos musicais.

1985 Foi inaugurada há 34 anos a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Grupo Crédito Agrícola, instituição de crédito português responsável por financiar projetos agrícolas no país, contando já com cerca de 90 caixas de Crédito Agrícola, detentoras de mais de 670 balcões em todo o território nacional português, e à volta de 400 mil associados, e um milhão de clientes.

1996 O Governo, a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol assinaram há 23 anos o convénio da transferência das receitas do Totobola para pagamento das dívidas dos clubes às Finanças e à Segurança Social.

ASAE, DN

2008 A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deu um enorme passo em frente para o seu descrédito público na época, ao suspender há 8 anos a laboração de 22 padarias devido a ‘deficientes condições de higiene’, e ‘falta de sistemas de controlo de pragas’.

2011 A Amnistia Internacional foi fundada há 55 anos em Inglaterra como ONG defensora dos direitos humanos, na sequência da perseguição política do Antigo Regime português, vindo a sua secção portuguesa a surgir depois e a distinguir-se na luta mundial contra a pena de morte.

2013 O escritor moçambicano Mia Couto foi galardoado com o Prémio Camões.

2015 Joana Barbosa, investigadora da Universidade de Coimbra descobriu que as células estaminais neurais diminuem no envelhecimento e na lesão cerebral.

2017 O “Diário de Notícias” denunciou que num novo departamento da Presidência do Conselho de Ministros, a Unidade Técnica de Avaliação de Impacto Legislativo, havia mais estagiários a trabalhar, sem qualquer salário ou subsídio, do que funcionários remunerados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s