Vinagrete 19.05.22 – As medalhas de Berardo

Acredito que a Berardo dá jeito ser comendador, para atalhar a falta de um título académico, e ser chamado de uma maneira que ele entenda digna.

Berardo, Dinheiro Vivo

Por isso ele brinca muito com o facto de haver um processo para lhas tirar, mas não toma a iniciativa de deixá-las, nem se sabe se recorrerá contra alguma decisão que não aprecie.

O Conselho das Ordens vai avaliar se lhe deve retirar as medalhas os não. Embora seja provável que sim, prefiro não arriscar prognósticos.

Os Presidentes da nova democracia, nos últimos 45 anos, distribuíram ao que parece (vem nos jornais) 9.477 medalhas.

Aprendi a não dar valor a estas condecorações quando estava na Embaixada de Portugal em Madrid. Qualquer visita presidencial implicava uma distribuição cega e avultada de condecorações, segundo era combinado pelas partes. Uma vez que lá estava, embora tenha trabalhado na visita presidencial, não fui agraciado com nenhuma condecoração, por não ser da carreira diplomática (penso eu). Em compensação, foram agraciadas pessoas da carreira, que não trabalharam nem podiam ter trabalhado na visita, porque chegaram na altura, em cima dela. Daqui se percebe o respeito que eu tenho pelas condecorações, que muito contribuíam para bem mobilar as fatiotas dos dirigentes soviéticos, mais por aí ainda as dos militares e dos diplomatas (de carreira, sobretudo).

De qualquer modo, um grande caloteiro como Berardo, ainda por cima de má têmpora, deixar de ser ‘comendador’ talvez não fosse má ideia. Outros que tal, também não. Mesmo que se depreenda que são o produto do sistema político-financeiro em vigor. E por muito que se torça o Banco de Portugal para colaborar neste aspecto com a AR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s