Efemérides de 20 de Maio

Primeiro Concíllio de Niceia, Wikipédia

325 Realizou-se há 1994 anos o Primeiro Concílio de Niceia, organizado e dirigido pelo Imperador romano Constantino (que no entanto não votou), segundo os moldes do Congresso de Roma.

1498 Vasco da Gama chegou a Calcutá há 521 anos , no final da viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.

1871 Foi publicado há 248 anos o manifesto das Conferências Democráticas no jornal A Revolução de Setembro, promovidas pelo grupo do Cenáculo, de Antero de Quental, Eça de Queirós e Oliveira Martins, que começaram dois dias depois, no Casino Lisbonense.

1911 Foi eleita há 108 anos a Assembleia Nacional Constituinte da I República Portuguesa, por sufrágio direto.

1940 Chegaram há 79 anos os primeiros prisioneiros enviados pelos nazis para o campo de concentração de Auschwitz, Polónia.

1954 No decreto-lei aprovado há 65 anos, o Estatuto dos Indígenas Portugueses das Províncias da Guiné, Angola e Moçambique dividia a população em três grupos: os brancos, os assimilados e os indígenas.

1974 Américo Thomaz e Marcello Caetano, Presidente da república e do Conselho entes do 25 de Abril, partiram para o exílio no Brasil há 45 anos, depois de uma breve passagem pela Madeira.

1983 O pedido de parecer sobre a taxa de 25 escudos a aplicar na aquisição de medicamentos foi o primeiro processo enviado para o recém-criado Tribunal Constitucional, e acabou por não receber luz verde, sendo declarado inconstitucional.

1984 Terminou, na Figueira da Foz, há 35 anos, o congresso constituinte da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

1987 Otelo Saraiva de Carvalho, estratega do 25 de Abril, foi condenado, pelo Tribunal de Monsanto, a 15 de anos de prisão, por crime de organização terrorista.

Biblioteca Nacional, C-M de Lisboa

1988 Foi inaugurada há 31 anos a primeira base de dados pública em Portugal, na Biblioteca Nacional.

1990 Carlos Carvalhas, na altura com 48 anos, foi nomeado para o recém-criado cargo de secretário-geral adjunto do partido, durante XIII Congresso, na preparação para a substituição da liderança de Álvaro Cunhal (1913-2005).

1999 João Garcia, que já tinha atingido o cume do Everest, sofreu queimaduras graves, durante a descida., acabando por morrer o seu companheiro de aventura, o belga Pascal Debrouwer.

2002 A independência de Timor-Leste foi reconhecida formalmente por Portugal há 7 anos, após 23 de domínio indonésio, numa atitude seguida pela Comunidade Internacional.

2016 António Costa levou há 3 anos uma vaca voadora para a cerimónia de apresentação do programa Simplex 2016, que passava a facilitar as relações entre cidadão e Estado, para vincar a ideia de não há impossíveis, nem mesmo quanto às burocracias dos serviços públicos.

2018 O Desportivo das Aves fez história e conquistou a sua primeira Taça de Portugal há 1 ano, batendo o Sporting na final do Jamor por 2-1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s