Vinagrete 19.04.29 – Abrir a porta à extrema-direita

Segundo as notícias, o maior perdedor das eleições espanholas é o novo líder do PP, Pablo Casado, mais o seu grande mentor, José Maria Aznar. Ele perdeu à esquerda, para a direita mais moderada do Ciudadanos. E perdeu à direita para a extrema-direita do Vox. O PP, que agrupava toda a direita, desde a mais moderada à franquista, deixou sair muita gente. E Embora Casado tivesse conseguido ficar à frente do Ciudadanos – o que, para mim, foi um grande logro seu –, não há dúvidas de que ele e o PP foram os grandes perdedores destas eleições.

Vox nas legislativas espanholas, Euronews

Suponho que já estava comprovado, noutras eleições, que a extrema-direita agradece quando alguém se lhe assemelha, porque o eleitorado prefere sempre ir pelos autênticos, e não pelos que parecem radicais. Tanto mais que a democracia é feita de cedências pòs-eleitorais, coisa que a extrema direita não parece saber o que é.

Portanto, isto devia ficar de ensinamento para quem em Portugal quer assim lavar os franquistas, como se fossem democratas. Ainda leva com u s salazaristas autênticos, que o eleitorado acabará por preferir.

Também não percebo porque tanta gente tem medo de dobrar a língua, e aceitar que os eleitorados é que dão a mão decisiva à extrema-direita: foi assim com Hitler e Mussolini (que só depois acabaram com os eleitores), e assim com uma direita autoritária e antiliberal que não pode acabar com os eleitores, mas vai governando países como a Hungria, a Polónia, a Itália, o Brasil, a Venezuela, ou os EUA (embora, neste caso, sem a maioria dos votos, e aproveitando apenas uma originalidade do sistema eleitoral). Ainda por cima, não enganam ninguém, e dizem logo ao que vêm. Só é enganado quem quer, ou quem ainda acha que os trava virando à direita (quando se tem comprovado precisamente o contrário).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s