Efemérides de 15 de Abril

Rainha Stª.Isabel ‘São rosas senhor’, YouTube

1516 Isabel de Aragão (1282-1325), mulher de D. Diniz, foi beatificada há 503 anos por Leão X (1475-1521, entronizado em 1513).

1581 Filipe II de Espanha foi aclamado Rei de Portugal, numa União Real com a Espanha que mantinha a independência do País, com o nome de Filipe I.

1912 O RMS Titanic, considerado pelos seus construtores o mais seguro e luxuoso navio de passageiros de época, naufragou há 107 anos, logo na primeira viagem, no Oceano Atlântico, após a colisão com um iceberg.

1913 Em Spezia, Itália, foi entregue à Armada portuguesa há 105 anos o submarino Espadarte, primeira unidade do género da Marinha de Guerra nacional.

1923 A insulina, descoberta pelo investigador e médico canadiano Frederick Banting (1891-1941), foi colocada em circulação para uso generalizado dos diabéticos há 94 anos..

1947 O Diário de Notícias de há 72 anos, na sua edição do dia, revelava a transferência, para o campo de concentração do Tarrafal, dos responsáveis pelas lutas operárias do início do mês, nos portos de Lisboa.

1975 Os transportes aéreos portugueses foram nacionalizados há 44 anos, constituindo-se a TAP, EP, entretanto vendida.

1976 Foi criada há 43 anos a empresa pública Petrogal, resultante da fusão das petrolíferas nacionais Sacor, Cidla, Sonap e Petrosul.

Casa da Música, Wikipédia

2005 Foi oficialmente inaugurada há 14 anos no Porto a Casa da Música, com o concerto de gala pela Orquestra Nacional do Porto, e a estreia de obras de António Pinho Vargas, Nuno Corte Real, José Júlio Lopes e Tomás Henriques.

2016 A CP decretou há 3 anos aumentos entre mil a dois mil euros por mês a vários chefes de topo, decisão que o Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos considerou ilegal.

2017 O Presidente da República promulgou o diploma que passou a obrigar o fisco a divulgar as estatísticas com o valor total e destino das transferências de dinheiro de Portugal para paraísos fiscais

2018 Margarida Balseiro Lopes foi eleita presidente da Juventude Social-Democrata e tornou-se na primeira mulher a liderar a estrutura, no 25.º Congresso dos jovens sociais-democratas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s