Efemérides de 11 de Outubro

1876 Foi fundado há 142 anos o “Diário de Notícias” do Funchal, o jornal regional de maior expansão (com cerca de 5.600 assinantes e 11 mil números de tiragem).

1879 Saiu há 139 anos o primeiro número do jornal A Voz do Operário, editado pelo operário tabaqueiro (a principal indústria nacional da época) Custódio Braz Pacheco, e pela Sociedade de Instrução e Beneficência com o mesmo nome.

1944 O marechal de campo alemão Erwin Rommel, talvez o mais brilhante oficial do Exército alemão, foi obrigado a suicidar-se há 74 anos por Adolf Hitler, que aproveitou uma limpeza contra apoiantes de um atentado contra si, e o acusou da derrota nazi em África.

1962 Iniciou-se há 56 anos o Concílio Vaticano II, aberto e convocado por João XXIII (1881-1963, entronizado em 58) e já encerrado em 1965 por Paulo VI (1897-1978).

1968 Foi lançada há 50 anos a nave espacial norte-americana Apollo 7, primeiro voo tripulado que fez a órbita da lua e que pertencia ao mesmo projecto Apollo que poria os primeiros homens (Neil Armstrong, 1930-2007) nesse planeta em 1969.

1970 Realizou-se há 48 anos, em Lisboa, a primeira reunião da CGTP-Intersindical com a presença de 13 sindicatos, considerando-se esta a data da fundação da central ligada ao PCP.

YouTube

1976 A viúva do antigo dirigente chinês Mao Tse-Tung e os seus companheiros do chamado “Bando dos Quatro”, que levaram a efeito a polémica e cruel Revolução Cultural chinesa, foram detidos há 42 anos em Pequim, logo 2 dias após a morte de Mao (1893-1976).

2006 Verificou-se há 12 anos, no Governo de Sócrates, a assinatura do Programa MIT/Portugal em Lisboa, no mesmo dia em que um relatório da OCDE indicava ser Portugal o terceiro país da organização e o primeiro da UE a Quinze com maior aumento de impostos nos últimos 20 anos.

2011 A ex-primeira ministra ucraniana (em 2005, e de 2007-10), Yulia Timoshenko (n.1960), foi condenada há 7 anos a outros 7 de prisão (seria libertada em 2014) e impedida de concorrer a eleições em igual período, no que foi considerado uma acção política pró-russa.

2014 Fernando Santos (n.1954) estreou-se há 4 anos no comando da seleção nacional de futebol (como sucessor de Paulo Bento, n.1969) com uma derrota por 2-1 frente à França, embora levasse a Selecção Nacional a conquistar o Campeonato Europeu de 2016.

2016 Um chefe da máfia italiana (Francesco di Marte, n.1963) foi capturado pela Policia Judiciária há 2 anos, em Portimão.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s