Efemérides de 30 de Agosto

Captura de Cuauthémoc por H. Cortés

1521 O último Imperador mexicano Cuauhtémoc foi preso pelo navegador e conquistador espanhol Hernán Cortés (1485-1547, 1º marquês de Oaxaca)

1645 Índios americanos firmaram há 373 anos o tratado de paz com os holandeses de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque, durante uma insurreição em Pernambuco contra os colonos holandeses.

1808 Foi assinada há 210 anos a Convenção de Sintra, que pôs termo à primeira invasão francesa, por pedido expresso de Junot a Wellington, dias depois da sua derrota nas Batalhas de Roliça e do Vimeiro.

1852 Foi criado há 166 anos o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, sendo entregue a António Maria Fontes Pereira de Melo (1819-87), general e engenheiro, que se revelou um dos principais políticos do constitucionalismo democrático, e chefiou vários governos progressistas da época da regeneração que se seguiu aos executivos de Tomar.

1928 Formou-se há 90 anos, entre as duas Grandes Guerras, a Liga da Independência da Índia, dentro do Movimento Autonomista e Pacifista que os dirigentes do País assumiram relativamente aos seus colonizadores (em que os britânicos apareciam como primordiais).

1951 EUA e Filipinas assinaram há 67 anos o pacto de defesa mútuo, numa altura da Guerra Fria em que os americanos tinham grande presença militar e diplomática por toda a Ásia, também muito dominada pelos comunistas.

1960 A Alemanha de Leste impôs o bloqueio parcial a Berlim ocidental há 58 anos, depois de terem falhado outros bloqueios, que iria redundar no Muro erguido ali pelos países de Leste em 61, e que duraria até à queda do Império Soviético em 1989.

1963 Entrou em funcionamento há 55 anos a chamada “linha quente” (ou Telefone Encarnado) entre os EUA e a União Soviética – e que era afinal uma linha telefónica directa entre os Presidentes dos 2 Blocos, Kennedy e Krutchev, acordada a seguir à crise de Cuba.

Vasco Gonçalves, Expresso

1975 O ex-primeiro ministro português pró-comunista Vasco Gonçalves (1921-2005, general) foi demitido há 43 anos, em pleno ‘Verão Quente’, depois de chefiar todos os governos provisórios entre o 2º (num ingénuo convite de Spínola, então Presidente da República como Presidente da Junta de Salvação Nacional) e o 5º.

1980 Foram assinados há 38 anos os acordos de Gdansk, nos famosos estaleiros polacos, que criaram o sindicato Solidariedade, como associação de vários sindicatos livres, e à frente do qual Lech Walesa (n.1943) liderou a transição do seu país para a democracia.

1982 O líder da OLP, Yasser Arafat (1929-2004), deixou há 36 anos Beirute, no Líbano, onde mantinha, há mais de dez, o quartel general, sob perseguição dos israelitas, mudando-se com protecção dos EUA para a Tunísia até 1993, e depois para a Palestina – até morrer em circunstâncias pouco esclarecidas.

1995 Durante a Guerra da Bósnia, há 23 anos, a NATO iniciou a campanha de bombardeamentos contra o Exército servo-croata República Srpska na Bósnia e Herzegovina – depois de ter começado a bombardear antes aviões sérvios, numa atitude mais intervencionista imposta pelos americanos (à época liderados por Bill Clinton (n.1946, e Presidente dos EUA entre 1993-2001).

1999 No Referendo para a independência de Timor-Leste, realizado há 19 anos, o eleitorado pronunciou-se esmagadoramente a favor (a independência dar-se-ia em Maio de 2002), tendo os mesmos timorenses eleito, pela primeira vez em plena democracia, um Governo para o seu território, exactamente 2 anos mais tarde, verificando-se a vitória do movimento de libertação ex-guerrilheiro Fretilin.

2014 O antigo gabinete de Física Exprimental da Universidade de Coimbra foi nomeado há 4 anos Sítio Histórico Europeu.

2016 A Autoridade da Concorrência aprovou há 2 anos a operação de concentração na TAP, que fica assim controlada maioritariamente pelo Estado, com 50%.

2017 Um tribunal federal, dentro da linha da sua intervenção política, suspendeu há 1 ano o decreto do Governo brasileiro que anulava o estatuto de uma reserva natural na Amazónia para autorizar lá dentro uma exploração mineira privada, o que motivou uma grande onda de protestos naquele país e também a nível internacional.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s