Vinagrete 18.08.21 – O falhanço dos economistas

A propósito do fim do programa da troika na Grécia, parece haver consenso em que o falhanço das políticas foi total.

Centeno envia mensagem à Grécia, Sapo

Normalmente, os jornais desportivos adoram pôr a gente do futebol a falar em directo, a propósito e despropósito, e esta gente tem a justa fama de falar mal e muito. No entanto, houve um futebolista-filósofo, que disse há tempos uma coisa bem acertada: ‘só faço prognósticos depois dos jogos’. Já se sabe que a generalidade das previsões do futuro não acertam. E a maioria, sintomaticamente, são de economistas muito convencidos e declaradamente incompetentes – ou seja, a maioria deles.

Ainda ontem, o Público, na sua secção Escrito na Pedra, recordava a frase de uma figura da Grégia Anitiga, Ésquilo (525a.C.-456a.C.), que já ia no mesmo sentido da do tal futebolista-filósofo: ‘Conhecerás o futuro quando ele chegar; antes disso, esquece-o’.

Vem isto a propósito do falhanço retumbante da troika na Grécia, quer no programa aplicado (que parece ter dado resultados catastróficos), quer na previsões feitas (que estiveram longíssimo de acertar).

Talvez nós, portugueses, tivéssemos a sorte de um Governo da Geringonça, que evitou o pior, aceite pacificamente por Passos Coelho, como pelo actual Executivo grego. O pior é que o nosso ministro das Finanças participou aparentemente no sucesso nacional, mas como presidente do Eurogrupo falhou rotundamente na Grécia – e agora aparece ali a defender as políticas que por cá criticou. Talvez tivesse valido a pena por cá, a sua necessidade de se distanciar do anterior Executivo. Mas no Eurogrupo, tem funcionado como m simples economista, crente nas tecnocracias que lhes ensinam nas piores Universidades, que passam por boas. Ou se quer ir embora e avançar com um pretexto, ou realmente não sabe o que diz nem o que faz.

Por alguma razão Salazar dizia não gostar muito de economistas e ocuparem-se de Economia. É que ele nem sempre governou mal, apesar de nunca ter adorado a democracia: só governou mal depois de se ter rendido aos economistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s