Efemérides de 21 de Agosto

J. Cook na Austrália, Wikipédia

1415 Depois de várias vezes conquistada pelos reinos de Aragão e Castela, e de voltar à posse muçulmana, D. João I de Portugal conquistou Ceuta há 603 anos, vindo a ficar sob domínio espanhol alegadamente por dote de casamento depois de 1640.

1770 James Cook, comandante da Armada inglesa, no fim da sua viagem de ‘descoberta’ da Austrália, há 248 anos, reclamou o continente em nome do Império Britânico.

1792 A Revolução Francesa empregou pela primeira vez, há 226 anos, a guilhotina para um delito político e executou o monárquico Luis David Collenot (n.1748), literato e chefe do Gabinete Militar dos Guardas Nacionais de Paris.

1808 Teve lugar há 210 anos a Batalha do Vimeiro, em que as forças luso-britânicas derrotaram as tropas francesas de Junot, no âmbito das guerras peninsulares de 1807-14.

1810 O marechal de Napoleão vindo de soldado raso Jean Battiste Bernadotte, ex-ministro da Educação de França, foi eleito Rei da Suécia há 208 anos ( sob o nome de Karl Johan XIV), pela Dieta de Estocolmo, e implantou desde aí a sua dinastia ainda hoje vigente –chegando a ocupar também o trono da Noruega.

1822 O Banco de Lisboa, instituição na base do Banco de Portugal e integrada no GES (que chegou a chamar-se Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa, depois da várias fusões), abriu as portas ao público há 196 anos.

D. Miguel, o Absolutista, Wikipédia

1826 Uma tentativa de pronunciamento absolutista, fomentada por D. Carlota Joaquina e seu filho D. Miguel, teve lugar há 192 anos, por parte da Guarda real de Polícia em Lisboa, meses depois da morte de D. João VI (em Março anterior) e depois da regente, sua filha D. Isabel, aclamar o irmão D. Pedro.

1888 William S Burroughs, inventor norte-americano e avô do escritor com o mesmo nome, registou há 130 anos a patente da primeira calculadora mecânica, baseada numa máquina de somar inventada por Pascal – vindo a fundar a próspera Burroughs Corporation.

1911 Foi aprovada há 107 anos a primeira Constituição da República portuguesa, na sequência da Revolução de 5 de Outubro de 1910.

1968 As forças da URSS na Checoslováquia destituíram há 50 anos Alexandre Dubcek, durante a invasão em que puseram termo à Primavera de Praga. Como os russos entraram na Checoslováquia na madrugada de 20 para 21, isto já fazia parte das Efemérides de ontem.

1988 Brutais enfrentamentos no Burundi há 30 anos pelas tribos rivais de hutus e tutsis, causaram centenas de mortos – num dos maiores flagelos da Humanidade, depois sujeito a julgamento internacional.

1991 Fracassou de vez há 27 anos a tentativa de Golpe de Estado na URSS pelos saudosistas do Regime soviético, contra Mijail Gorbachov i(que estava em prisão domiciliária na Crimeia), iniciada três dias antes, e os conspiradores acabaram detidos, tendo Boris Yeltsin encabeçado a resistência no Parlamento russo, com grande apoio de populares do lado de fora da Câmara.

2006 A Lei da Paridade, estabelecendo que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as Autarquias Locais deverão ser compostas de modo a assegurar a representação mínima de 33% de cada um dos sexos, saíu em Diário da República há 12 anos – estando agora em actualização.

2009 A derrocada na praia Maria Luísa, em Albufeira, Algarve, com 5 vítimas mortais, que teve lugar há 9 anos, parece não ter ensinado nada aos frequentadores das praias portuguesas sobre o perigo de se abrigarem sob os rochedos ali presentes e obviamente mal seguros.

2013 O soldado dos EUA Bradley Manning (n.1987), transformado num transsexual com o nome de Chelsea, foi condenado há 5 anos a 35 de prisão por filtrar à WikiLeaks más de 700.000 documentos classificados, vindo a ser libertado em 2017 (depois de detido em 2010).

2014 Seiscentos energúmenos invadiram há 3 anos o Centro Comercial Vasco da Gama numa acção convocada pelo Facebook e causaram desacatos, e apenas 4 deles acabaram detidos.

2016 Um ataque terrorista num casamento fez cinquenta mortos na Turquia há 2 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s