Efemérides de 29 de Maio

portaldoholanda.com.br

1913 O ballet A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky (1882-1971), estreou há 105 anos, sob vaias (Paris, Teatro dos Campos Elíseus, Sergei Diaghilev e companhia de Ballets Russes), apesar de Bernstein ter considerado geniais as dissonâncias.

1953 O cume do Monte Evereste foi atingido pela primeira vez, pelos alpinistas Edmond Hillary, da Nova Zelândia, e Tenzing Norgay, do Nepal, há 65 anos.

1964 Estreou-se há 54 anos o Coro Gulbenkian, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, com a primeira audição em Portugal da Paixão Segundo São Mateus, de Georg-Philipp Telemann.

1986 Uma então nova bandeira da CEE (um círculo de 12 estrelas sobre fundo azul), foi içada há 32 anos em frente à sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, tinha então a instituição apenas 12 membros.

1990 Boris Ieltsin (1931-2007) foi eleito há 28 anos Presidente da Federação Russa, sucedendo a Gorbatchov e antecedendo Putin, para deixar consolidar ali o capitalismo selvagem agora em vigor, e dar diversas mostras públicas de alcoolismo.

2003 Foi Lançada há 15 anos a Odisseia, de Homero, traduzida do grego, em verso, por Frederico Lourenço.

Protestos no Parque Gezi, Wikipédia

2013 Na Turquia, há 5 anos, centenas de manifestantes acamparam entre as árvores do parque Gezi, em Istambul, impedindo que escavadoras arrasassem um dos últimos espaços verdes da cidade, destinado à construção de um centro comercial – lançando uma enorme acção nacional de protestos a partir de argumentos ambientais mal suportados pelo autoritário Erdogan (bons velhos tempoos).

2015 Os EUA retiraram há 3 anos Cuba da lista de Países patrocinadores do terrorismo, no âmbito do restabelecimento histórico das relações diplomáticas entre os dois países, reactivadas por Obama, e suspensas desde 1961 – para irritação do instaarsorveteriaaram há 2r, e dandoável Trump.

2017 Pelo menos 14 pessoas morreram há 1 ano com o impacto de projéteis do grupo Estado Islâmico na cidade de Deir al Zur, na Síria, no mesmo dia em que um carro-bomba no exterior de uma geladaria de Bagdade provocou pelo menos dez mortos e 22 feridos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s