
Armas saídas do Tratado da União, em 1707, Wikipédia
1707 Foi ratificado há 311 anos o Tratado de União, que criou o Reino da Grã-Bretanha, com a finalidade essencial de reforçar o protestantismo e acabar com o catolicismo das terras altas da Escócia.
1887 Foi assinado há 131 anos o Protocolo de Lisboa, que estabeleceu os termos do Tratado de Amizade e Comércio com a China e sobre o direito de ocupação e governo de Macau, por Portugal.
1915 Em pleno período de guerra, a femininista alemã Carla Zeiden, organizou ousadamente, em Berna, capital da neutral Suiça, um congresso internacional de mulheres contra a guerra que alastrava pelo continente europeu.
1927 Foi criada há 91 anos, nos alvores do Estado Novo, a Polícia de Informações do Porto, que com a congénere de Lisboa, daria origem à PVDE/PIDE.
1938 Iniciou-se há 80 anos, sob inspiração alemã, a construção do Estádio Nacional, na margem direita do Rio Jamor, nos arredores de Lisboa, que se deve em grande parte a Duarte Pacheco (1900-43), à época ministro das Obras Públicas, e aos arquitetos Cristino da Silva, Carlos Ramos, Jorge Segurado, Francisco Caldeira Cabral e Miguel Jacobetty, vindo a ocupar uma área de 204 hectares.
1976 Foram definidos há 42 anos, na sequência das nacionalizações de 75, os estatutos das empresas públicas portuguesas Petrogal, Petróleos de Portugal, e Cimpor, Cimentos de Portugal.
1977 Entrou em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique (no Rio Zambeze), construída ainda pela colonização portuguesa desde 1969 (sob o nome de Cabora Bassa).
1990 Foi criada há 28 anos (ministro da Educação Roberto Carneiro, Governo de Cavaco) a primeira Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior.

Wikipédia
1991 Foi assinado há 27 anos o Tratado de Assunção, que cria o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), mais tarde, em 1994, complementado pelo Protocolo de Ouro Preto.
1995 Entrou em vigor há 23 anos o Acordo de Schengen sobre livre circulação de pessoas em alguns países da União Europeia e outros signatários.
2008 Uma alteração à Lei dos Partidos, aprovada por unanimidade no Parlamento há 10 anos, acabou com a obrigação, de os partidos terem de fazer prova de cinco mil militantes.
2015 O Conselho de Ministros (governo de Pedro Passos Coelho) aprovou há 3 anos os processos de privatização da CP Carga e da EMEF- Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.
2017 A Deco acusou há 1 ano a Banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço.