– Dia das Doenças Raras: celebra-se no último dia de Fevereiro, que este ano calha, como quase sempre, a 28 (em 2016, ano bissexto, é que foi a 29), assinalado desde 2008, definido pela Eurordis (aliança não-governamental de associações de doentes).
1809 Foi assinado há 109 anos o Tratado de Aliança e Comércio entre Portugal e o Reino Unido, uma reafirmação da Velha Aliança, neste caso pretendendo ser um acordo contra o tráfico de escravos negros.
1904 Foi criado há 114 anos o Sport Lisboa, que se transformaria no Sport Lisboa e Benfica, em 1906, em ambos os casos com impulso decisivo de Cosme Damião (1885-1947).
1914 O personagem Charlot, criado e interpretado por Charlie Chaplin (1889-1977), apareceu pela primeira vez no cinema há 104 anos, em Between Showers (filme curto mudo feito nesse ano nos EUA).
1922 A independência do Egipto, há 96 anos, pôs termo aos 7 anos de protetorado britânico que vigoravam desde a I Guerra.
1951 Foi criado há 67 anos, em pleno salazarismo, o Repartidor Nacional de Cargas, entidade que passou a gerir na altura a Rede Eléctrica portuguesa.
1969 Um sismo fortíssimo de magnitude de 7,3 na escala de Richter, com o epicentro localizado a de 250 quilómetros a sudoeste de Lisboa, foi dramaticamente sentido há 49 anos em todo o território continental.
1972 O então advogado do Porto Francisco Sá Carneiro (1934-80), antigo deputado da Ala Liberal e futuro fundador-líder do PPD (hoje, PSD), confessou-se há 46 anos desiludido com a prometida abertura da “Primavera Marcellista”, em entrevista à Flama.

Olof Palm, TVI24
1986 Foi assassinado há 32 anos o então primeiro-ministro sueco Olof Palme (n.1927), figura chave da social-democracia europeia, pioneiro do chamado Estado Social do pós-guerra – num crime nunca resolvido.
1993 O FBI assaltou há 25 anos a herdade de Waco, Texas, onde se fecharam os membros da seita Davidiana, 51 dias antes, tendo morrido na operação 10 pessoas.
1998 Portugal entrou há 20 anos na lista dos países fundadores do Euro, que entrou em vigor em Janeiro seguinte para transferências e cheques, e em moeda a partir de 2002.
1999 Foi apresentado há 19 anos o Bloco de Esquerda, organização política com base no PSR, de Francisco Louçã, na UDP, de Luís Fazenda, e no Movimento Política XXI, do já falecido Miguel Portas.
2013 O Papa Bento XVI (n.1927 na Alemanha) encerrou há 4 anos o seu Pontificado de 8, após a inédita renúncia em seiscentos anos de catolicismo.
2014 O ex-ministro das Finanças de Passos Coelho, Vítor Gaspar (n.1960), foi nomeado há 4 anos para o cargo de diretor do departamento de Assuntos Orçamentais do FMI.
2017 O polémico Presidente dos EUA, Donald Trump, pronunciou há 1 ano o seu primeiro discurso sobre o Estado da União.