Efemérides de 29 de Janeiro

Mapa da 1ª Invasão Francesa, Wikipédia

1801 A França e a Espanha exigiram há 216 anos sem sucesso a Portugal o abandono da aliança celebrada com os ingleses e o fecho dos portos nacionais aos navios britânicos, acabando por invadir o País com uma força chefiada por Junot (a 1ª Invasão Francesa).

1825 Foi fundada há 192 anos a Faculdade de Medicina do Porto (como Real Escola de Cirurgia), que seria com a Faculdade de Ciências local fundadora da Universidade do Porto (1911).

1838 Saiu há 180 anos o primeiro número do jornal constitucional O Tempo, dirigido por José Estêvão (Coelho de Magalhães), conhecido político liberal, membro da esquerda parlamentar do seu tempo.

1876 – Realizou-se há 142 anos a primeira assembleia-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa (criada no ano anterior como instituição científica ao gosto da época), depois da autorização real para a sua criação, tendo o conde de São Januário e Luciano Cordeiro assumido a sua a direcção.

1894 Realizaram-se há 124 anos manifestações promovidas pelas associações comerciais e industriais de Lisboa, contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro (líder regenerador e conservador do constitucionalismo monárquico português).

1963 Abriu há 55 anos a segunda frente de guerra em Angola, no enclave de Cabinda (guerra que iniciara todo o conflito colonial português em 1961, no Quanza). No mesmo dia em que foi fundada a revista O Tempo e o Modo (dominada pelos católicos progressistas), por António Alçada Baptista (1927-2008).

1978 Foi fundada há 40 anos, como cisão do PS, pelo ex-ministro da agricultura Lopes Cardoso (1933-2000) a UEDS, União de Esquerda para a Democracia Socialista (que seria dissolvida em Abril de 86).

1990 Ocorreu há 27 anos um acidente ambiental grave em Constância, com várias toneladas de cloro foram libertadas para a atmosfera, durante a descarga de um camião-cisterna.

2005 Um incêndio destruiu há 13 anos grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa.

2006 Uma vaga de frio provocou há 12 anos queda de neve em Lisboa, o que, naquela altura já não acontecia há 52 anos.

2014 O ministro Pedro Mota Soares, do CDS, anunciou que a avaliação do desempenho passava a ser o primeiro critério a considerar no processo de despedimento por extinção do posto de trabalho.

2015 O primeiro-ministro António Costa manifestou apoio a um projeto da bancada socialista para consagrar o crime de enriquecimento injustificado, punindo discrepâncias entre declarações fiscais do titular de cargo público e a sua riqueza real.

2017 Uma equipa internacional liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias e da Universidade de La Laguna descobriu uma das galáxias “não-ativas” mais brilhantes no início do Universo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s