Efemérides de 24 de Novembro

Dia Nacional da Cultura Científica: instituído em 1996, por proposta do então ministro Mariano Gago (Governo de António Guterres), em homenagem a Rómulo de Carvalho (1906-97), professor, metodólogo, investigador, poeta e autor de manuais escolares e de livros de investigação científica, no dia do seu nascimento.

1645 Foram criados há 372 anos em Portugal os Terços Auxiliares ou Regimentos de Milícias, na reforma militar que se seguiu à Restauração Nacional, e que vieram a desempenhar papel fundamental nas Guerras Liberais, vindo a ter a sua última continuação na Legião Portuguesa salazarista, Estado Novo (antes do 25 de Abril).

1859 Foi publicada há 158 anos a primeira edição de A Origem das Espécies, livro então muito revolucionário do naturalista britânico Charles Darwin (1809-82), que explicava a evolução biológica através de um processo natural e sexual.

1947 Agravou-se há 70 anos o clima de ‘caça às bruxas’ nos EUA, imposto na altura pelo senador Joseph McCarthy (1908-57, no Senado desde 47), quando o Congresso norte-americano citou 10 figuras de Hollywood, por se recusarem a responder à de má memória Comissão das Actividades Antiamericanas.

1973 Reunião do Movimento dos Capitães há 44 anos na Parede, que daria origem ao MFA, juntou pela primeira vez às reivindicações militares dois novos objetivos: o derrube do regime e a realização de eleições livres.

1975 Foi fundada há 42 anos, na véspera do Golpe democrático do 25 de Novembro, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que celebrizaria no PREC a ‘moca de Rio Maior’.

1976 Portugal passou a integrar há 41 anos, no último Governo Provisório do pós-25 de Abril (Pinheiro de Azevedo) o Conselho da Europa.

1993 Em Liverpool, no Reino Unido, há 24 anos, 2 rapazes acusados do rapto e assassínio de uma criança de 2, foram condenados a prisão por ‘tempo ilimitado’, num costume judicial saxónico.

Câmara dos Lordes, Globo

1998 A Coroa britânica, encabeçada por Isabel II, pôs fim há 19 anos aos direitos hereditários de participação na Câmara dos Lordes de 759 membros da aristocracia.

2010 Uma Greve Geral juntou novamente as duas centrais sindicais, CGTP e UGT, 22 anos depois, há 7 (Governo de Sócrates), contra as medidas de austeridade do PEC III e do Orçamento do Estado.

2014 A Polícia Judiciária efetuou buscas há 3 anos em dezenas de farmácias, consultórios médicos e empresas de medicamentos por causa de uma fraude no Serviço Nacional de Saúde.

2015 O então PR Cavaco Silva indigitou há 2 anos, aparentemente contrariado, o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa (n.1961), para primeiro-ministro (abrindo assim caminho à chamada ‘Geringonça’).

2016 O Ministério Público acusou há 1 ano 131 arguidos por associação criminosa, corrupção e falsidade informática, praticados nas qualidades de donos de escolas de condução, instrutores, examinadores e particulares interessados na obtenção ilegal de cartas de condução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s