Vinagrete 17.11.21 – Justiça espanhola devia aprender com belga

A Justiça belga deixou em liberdade Puigdemont e os seus colaboradores, depois de estes se entregarem, ao saberem da existência de um mandado de captura internacional passado pela Justiça espanhola (que pelos vistos só é rápida a perseguir catalães pacíficos mas antiunionistas). E anda a demorar a reapreciação do mandado espanhol.

Fotografia da Visão

E ainda assim parece que alguns comentadores políticos nacionais não entenderam a razão de Puigdemont ter ido para a Bélgica. Com ar de homenzinhos durões, até lhe chamam cobarde. No entanto, os seus apoiantes catalães, que são quem interessa para este assunto, entendem-no melhor, e não o insultam assim – até dão provas, mesmo nas pouco independentes sondagens madrilenas, de quererem votar nele.

Claro que os comentadores portugueses, fascinados com o legalismo jurídico anticatalão (e esquecendo até que se trata realmente de uma questão política, por alguma razão os ‘conjurados’ nacionais fizeram as suas reuniões secretamente, e que por puro legalismo Espanha já devia ter devolvido Olivença a Portugal), são na realidade muito anti-iberistas – lembrando nós como os iberistas defendiam uma Grande Espanha dominada pelas periferias, que se deviam impor à atrasada (dos pontos de vista económico e civilizacional) mas imperialista (talvez pelos ditos atrasos) Castela.

Eu, feliz com a independência de Portugal, apoio completamente todos os catalães antiunionistas. E lamento que os castelhanos continuem a ensinar na sua História que os portugueses são rebeldes que se revoltaram contra Castela, esquecendo que legalmente a unidade ibérica sob os Felipes foi apenas uma União Real, a que Portugal pôs termo quando Madrid quis transformá-la numa anexação, essa sim, rebelde e ilegal – na minha escassíssima opinião, certamente contrária à dos nossos outros comentadores espanholistas pró-castelhanos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s