Efemérides de 26 de Outubro

Dia Nacional de Desburocratização: calha este ano a 26 de Outubro, porque a Resolução do Conselho de Ministros de 1990 (Governo Cavaco) que criou esta data estabeleceu que seria anualmente na última 5ª-feira de Outubro, e n\ão devemos esquecer-nos de que a Burocracia não exagerada constitui um conjunto de regras que visa democratizar e tipificar utilmente situações.

1823 Deu-se há 194 anos uma conjura frustrada (haveria maior sucesso mais tarde) de D. Miguel e D. Carlota Joaquina para o afastamento de D. João VI e a suspensão da Monarquia Constitucional, que passaria pela prisão do Rei em Vila Viçosa – o que não impediu a cruel guerra civil entre os absolutistas e os liberais entre 1828-34 (Convenção de Évoramonte).

1863 Foi fundada em Londres há 154 anos a Football Association (FA), a primeira associação de futebol do mundo, entidade que controla o futebol inglês e que formulou as primeiras regras que pouco se alteraram ao longo do tempo (a FIFA só seria criada em 1904, em Paris).

1911 Nacionalistas chineses, encabeçados por Sun Yat-sen, proclamam a República da China há 106 anos, alterada com a Grande Marcha comunista 1949) capitaneada por Mao Tse-Tung (1893-1976).

ARA, fotografia da politipedia.pt

1970 Deu-se uma acção da ARA (braço armado do PCP que funcionou entre 1970-73, começando precisamente a actuar neste caso), em Lisboa, há 47 anos, contra o navio Cunene, pronto a partir para África, com material de guerra.

1989 A UNESCO aprovou há 28 anos a utilização da língua portuguesa nas actividades da organização, tendo havido entretanto ali celebrações do Dia da Língua Portuguesa, com a participação de toda a CPLP, em inícios de Maio.

2006 A espanhola Prisa (Grupo El País) lançou há 11 anos uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital (TVI), onde entrara em 2005, e que passara a controlar quase totalmente em 2007, estando agora a querer vendê-la à francesa Altice (que controla a PT).

2014 Dilma Roussef, afastada do cargo por um Impeachment parlamentar promovido por um grupo de deputados corruptos, acusada ela própria de favorecer a corrupção entre os seus, foi reeleita Presidente do Brasil há 3 anos.

2016 Dezenas de habitantes de Gorino e Goro, na Costa Adriática italiana, construíram há 1 ano barreiras para impedir a chegada de refugiados – dando assim conta clara da sua posição perante o problema (pior são os anticomunistas húngaros, que se refugiaram pelo mundo em 1956 para fugirem à perseguição de Moscovo, e hoje não querem ajudar ninguém).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s