Efemérides de 25 de Outubro

Dia Europeu da Justiça Civil: desde 2003, por proposta do então comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos, o socialista português António Vitorino, e por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, e este ano mais propositado em Portugal com as patuscadas do juiz Neto Moura.

1930 Do Conselho Superior de Finanças, órgão máximo do Conselho de Finanças Públicas (recriado já em 2011 por acordo do PS, então no Governo com José Sócrates, e PSD, líder da Oposição), fundado na I República (1919), e tendo como 1º presidente Amílcar Ramada Curto (1886-1961), nasceu há 87 anos o Tribunal de Contas, que o substituiu então.

1936 Hitler e Mussolini assinaram há 81 anos uma aliança militar que foi a base do Eixo na II Guerra Mundial (juntando-se-lhes depois o Japão)

1945 O Japão entregou Taiwan à República da China há 72 anos, logo após a sua rendição no final da II Guerra, e lá criaram o seu país os nacionalistas chineses liderados então por Chiang Kai-chek e perseguidos por Mao Tsetung, vindo em 1971, neste mesmo dia, a ser expulsos da ONU (embora continuassem a beneficiar do apoio militar norte-americano), com a entrada lá de Pequim.

1974 Os países árabes reunidos em Rabat, Marrocos, aprovaram há 43 anos o apoio à Organização de Libertação da Palestina, tendo o Vaticano estabelecido relações diplomáticas com a Organização no mesmo dia de 1994.

2003 O patrão do gigante petrolífero privatizado russo Iukos, antigo militante comunista Mikhail Khodorkovski (n.1963),foi detido e mantido em prisão preventiva há 13 anos, acusado de fraude e evasão fiscal, e depois condenado a 10 de pris New York Times noticiae Putin.ão, mas consta que por se ter tornado opositor de Putin, sendo amnistiado em 2013, depois de cumprida a pena de prisão.

2004 O New York Times noticiou há 13 anos o desaparecimento de 380 toneladas de explosivos do depósito de armas de Al-Qaqaa, a sul de Bagdad, no Iraque, à guarda das forças norte-americanas (mais uma mostra da falta de originalidade nacional em Tancos, a juntar às da Alemanha e França).

Sarkozy em Argenteuil em 2005, fotografia de ina.fr.

2005 O então ministro francês do Interior francês, Nicolas Sarkozy (n.1955, e depois Presidente entre 2007-12), visitou há 12 anos Argenteuil, nos arredores de Paris, onde foi recebido com manifestações de protesto, atribuindo os focos de violência à “escumalha” dos bandos, que considerou uma “gangrena” social.

2006 O Governo de Sócrates anunciou há 11 anos a aprovação de 75 novas creches, no âmbito das primeiras candidaturas ao Programa de Alargamento das Redes de Equipamento Social.

2013 A segunda alteração ao OE 2013 (eram frequentes estas alterações no Governo de Passos Coelho) foi aprovada há 4 anos na generalidade com os votos contra de toda a oposição.

2016 Na Venezuela, o Parlamento aprovou há 1 ano iniciar um processo político contra el Presidente Maduro – que não vingou –, continuando o País a afundar-se no ‘madurismo’.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s