Efemérides de 31 de Agosto

Assinatura da Paz de Caltabellota, imagem de medievalquiz.blogspot.com

1302 Na Itália actual, Fadrique II (Rei da Sicília) e Carlos II de Anjou (Rei de Nápoles) mais Carlos de Valois, ambos apoiados pelo Papa Bonifácio VIII, assinaram há 715 anos a Paz de Caltabellota, que pôs fim à Guerra da Sicília, deixando a sua soberania para o primeiro apenas durante a sua vida, e prevendo depois a sua integração no Reino de Nápoles

1808 Em Sintra, Junot (1771-1813) capitulou há 209 anos perante as tropas britânicas que aqui apoiavam a Coroa portuguesa (entretanto fugida para o Brasil, e encabeçada por D. Maria I e o regente seu filho e futuro D. João VI).

1813 Em Espanha ―no âmbito das Guerras napoleónicas ― a cidade de San Sebastián foi incendiada e destruída há 204 anos pelas tropas anglo-portuguesas que vinham libertá-la, sob o comando directo do general escocês Sir Thomas Graham (1748-1843).

1848 No âmbito das Revoluções de 1848 (ou Primavera dos Povos) na Europa Central, na Áustria, a Assembleia Constituinte, após suprimir a dependência dos camponeses relativamente aos senhores, declarou há 169 anos livres as suas propriedades territoriais.

1888 Jack o ‘Estripador’ (alcunha então publicamente adoptada), nunca identificado, e assassino em série de prostitutas londrinas (com detalhes de crueldade como a mutilação das vítimas), tendo actuado no final deste ano, matou a sua primeira mulher, Mary Ann (Polly) Nichols, há 129 anos.

Primeiros carros eléctricos de Lisboa, da Carris

1901 Os primeiros carros elétricos de Lisboa começaram a circular há 116 anos, na linha Cais do Sodré-Algés, por iniciativa da empresa então britânica Companhia dos Carris de Ferro de Lisboa (Carris), que era uma das concessionárias do transporte cavalar na cidade, e teve o seu auge, já com capital nacional, no final dos anos 50 do Século passado.

1958 No âmbito da vitoriosa Revolução Cubana, partiram há 59 anos da Sierra Maestra os batalhões comandados por Che Guevara e Camilo Cienfuegos, com destino a Havana.

1980 Foi criado há 37 anos o Sindicato polaco Solidariedade, em Gdansk, com o qual Lech Walesa (n.1943, Presidente entre 1990-95) conduziu o País a uma democracia pós-soviética (hoje posta em causa por movimentos fascistas internos).

1981 A organização terrorista alemã Fação do Exército Vermelho, também conhecida por Baader-Meinhof, apelidos dos seus principais dirigentes, de extrema-esquerda, fundada em 1970, na antiga Alemanha Ocidental, e dissolvida em 1998, um dos mais proeminentes grupos extremistas da Europa pós-Segunda Guerra, fez explodir há 35 anos uma bomba na base aérea da NATO em Ramstein, Alemanha Ocidental.

1992 A Alta Autoridade contra a Corrupção, criada em 1983 pelo Governo do Bloco Central (Mário Soares-Mota Pinto), tendo como responsável Costa Braz (1983-93, militar de Abril, n.1943), e que passou para o âmbito do Parlamento em 1986 (já extinto o Bloco Central) para ser eleita por uma maioria de 2/3 dos deputados, foi extinta há 25 anos, no último mandato governamental de Cavaco Silva.

1997 Teve lugar há 20 anos o trágico acidente em que morreu Diana de Gales, já separada do Príncipe Carlos de Inglaterra, juntamente com o seu namorado árabe (filho do então dono do Harrods), criando comoção em todo o mundo, e um grande embaraço à Família real britânica

2003 A Holanda converteu-se há 134 anos no primeiro país do mundo que distribuiu haxixe (um derivado da marijuana) nas farmácias, com fins terapêuticos.

2007 O diploma que adapta o regime da Caixa Geral de Aposentações ao regime geral da segurança social em matéria de aposentação e cálculo de pensões foi publicado há 10 anos no Diário da República.

2010 Os EUA anunciaram há 6 anos, já com Obama. o fim da “Operação Liberdade” no Iraque, que começou em 2003 com George W. Bush, e deixou, não apenas aquela zona do Médio Oriente, mas todo o mundo irreconhecível, e sob permanentes ataques terroristas.

2014 O então Presidente da República (206-16) Cavaco Silva (n.1939) requereu há 3 anos ao TC a fiscalização preventiva da constitucionalidade dos diplomas sobre a nova fórmula dos cortes salariais e da contribuição de sustentabilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s