Efemérides de 19 de Julho

Pedra da Roseta, Wikipédia

1799 As tropas de Napoleão (um oficial chamado Bouchard, enquanto conduziam um grupo de trabalho de engenheiros para o Forte Julien, cerca de 56 km ao Leste de Alexandria) encontraram há 218 anos a Pedra de Roseta, fragmento de uma estela de granodiorito do Egipto Antigo, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios..

1853 As autoridades de Nova Iorque compraram há 164 anos, por 5 milhões de dólares, a área do Central Park, inaugurado em 1857, uma zona verde em Manhattan com cerca de 315 has.

1903 Começou há 114 anos a primeira Volta à França em bicicleta, organizada como acção de marketing pelo jornal desportivo L’Auto, ficando no calendário anual desta modalidade (interrompida apenas durante as 2 Grandes Guerras).

1911 Foi

criado há 106 anos o Museu de Arte Contemporânea, a partir da seleção das obras de arte existentes no Museu de Arte Antiga posteriores a 1850, e ficou instalado no Convento de S. Francisco, num espaço vizinho da Academia de Belas Artes – designando-se Museu do Chiado desde a sua reformulação em 1994.

1920 Vladimir Ilich Ulianov, Lenine (1870-1924), abriu há 97 anos o Komitern, II Congresso da Internacional Comunista, em Petrogrado (São Petersburgo).

1935 A cidade de Oklahoma, nos EUA, instalou os primeiros parquímetros há 82 anos, para organizar e rentabilizar a paragem de automóveis no centro da cidade, vindo a espalhar-se por todo o mundo a partir do ano seguinte.

Adelino e Freitas, fotografia do IDL

1974 Foi criado há 42 anos o CDS, liderado por Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, o único partido assumidamente de direita a sobreviver naqueles tempos, embora fosse diferente do actual na defesa dos princípios cristãos – vindo a fazer a sua primeira aliança com o PS, sob a batuta de Amaro da Costa, antes ainda da AD.

1975 Grande manifestação promovida pelo PS, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, há 42 anos, em pleno Verão Quente, onde Mário Soares exigiu a demissão do IV Governo Provisório de Vasco Gonçalves e a instauração da democracia parlamentar.

1979 A Frente Sandinista de Libertação Nacional, fundada em 1961, tomou há 38 anos o poder na Nicarágua, derrubando pela força o ditador Anastásio Somoza (1925-80), último membro de uma dinastia autoritária.

1984 O francês Jacques Delors foi nomeado há 32 anos presidente da Comissão Europeia, ficando como o mais mítico ocupante do cargo, e acabando por ser essencial no rematar das negociações de adesão de Portugal.

LIDL, fotografia do Jornal Económico

1995 Chegou a Portugal há 21 anos a popular cadeia de supermercados alemã (Grupo Shwarz, e maior rede de supermercados do país de origem desde 1973) Lidl, que num só dia abriu 13 lojas, tendo no ano passado 240 – estando agora em 26 países, e com intenções de abrir nos EUA.

2007 Foi ratificada há 10 anos (Governo de Sócrates e maioria parlamentar socialista) na Assembleia da República a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, subscrita por Portugal em 11 de dezembro de 2003.

2013 O então secretário-geral do PS, António José Seguro, fez há 4 anos uma declaração ao país em que anunciou o fim do processo de diálogo tripartido e acusou os dois partidos da maioria (PSD e CDS-PP) de inviabilizarem o acordo de salvação nacional.

2015 Nove pessoas foram indiciadas há 2 anos pela Polícia Federal brasileira no inquérito da 14ª fase da Lava Jato (que tem varrido a política do país).

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s