– Dia Mundial da Poesia: data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO 1999, boa oportunidade para relembrar esta forma de escrita, tão bel cultivada em Portugal desde Camões a Pessoa, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, para só lembrar alguns.
– Dia da Floresta: celebração começou a 10 de abril de 1872, nos EUA, sendo institucionalizado em Portugal em 1972, havendo hoje um Conselho de ministros especialmente dedicado ao tema.

Código Napoleão, fotografia de Sebo do Messias
1803 Foi adoptado há 214 anos em França o Código Civil francês, o Código de Napoleão, que influenciou os diplomas posteriores, em todo o mundo, sobretudo no Ocidental, criando muitos direitos aos cidadãos.
1871 O Imperador Guilherme I (1797-1888, entronizado em 61) inaugurou há 146 anos o 1º Parlamento alemão (na altura da unificação consolidada do País) e concedeu ao estadista Otto von Bismarck (1815-98) o título de Príncipe Imperial.
1915 Foi há 102 anos a data provável para a distribuição do 1º dos dois únicos números da revista Orpheu, fundada por Luís de Montalvor, com Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros.
1939 Em mais um passo na direcção da II Guerra que começaria em Setembro, o chanceler (desde 1933) Adolf Hitler (1889-1945) renunciou há 78 anos ao pacto de não agressão com a Polónia (assinado em 34), e reclamou a devolução de Danzig.
1950 O chanceler democrata-cristão (1949-63) alemão Konrad Adenauer (1876-1967) propôs há 67 anos a constituição de uma união económica entre a França e a República Federal da Alemanha (na génese da futura UE).

Crise Académica de 1962, fotografia da TSF
1962 O ministro português da Educação (1961-62) Lopes de Almeida (1900-80) proibiu há 55 anos as comemorações do Dia do Estudante, desencadeando a crise académica de 1962 (um dos maiores movimentos contra o anterior regime, em que se distinguiram figuras como a do ex-Presidente Jorge Sampaio).
1965 O pacifista e activista negro Martin Luther King Jr. (1929-68) liderou há 55 anos 3200 pessoas no início da 3ª marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, no Alabama.
1968 O ditador Oliveira Salazar decretou há 49 anos a deportação de Mário Soares para a ilha de São Tomé.
1971 Foi aprovado há 46 anos o programa de base da Intersindical, com a reivindicação da liberdade de associação, da possibilidade de negociação e do direito à greve.
1983 Os EUA, o Canadá e nove estados do Conselho da Europa, entre eles Portugal, assinaram há 34 anos a primeira convenção multilateral para o repatriamento de presos.
1986 Francisco Pinto Balsemão (n.1937) , fundador do PSD e sucessor de Sá Carneiro como primeiro-ministro entre 1981-83, demitiu-se há 31 anos de presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional do PSD, já com Cavaco Silva à frente do Partido.
1993 Abriu ao público há 24 anos uma das obras públicas mais emblemáticas do cavaquismo, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
2010 O então presidente do Governo Regional dos Açores (1996-2012), Carlos César (n.1956), actual Presidente e líder parlamentar do PS, foi eleito há 7 anos por unanimidade para a presidência da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, na reunião que decorreu em Ponta Delgada.
2015 A maré do século, um fenómeno em que surge um inabitual alinhamento do Sol com a Lua, elevou as águas do Atlântico até ao máximo de 14,6 metros de altura.