Efemérides de 30 de Novembro

Casal Aquino, fotografia de unitedworld-eua.com

Casal Aquino, fotografia de unitedworld-eua.com

1985 Corazon (Cory) Aquino (1933-2009), viúva de Benigno Aquino (1932-83), dirigente da oposição assassinado no exílio, é apresentada como candidata às eleições presidenciais nas Filipinas, vindo a ser eleita (e a exercer o cargo entre 1986-92) – tendo ainda um filho, Benigno Aquino III (n.1960) também eleito Presidente (em funções entre 2010-16).

1990 O Diário de Lisboa, histórico vespertino editado desde 1921, cessou a publicação há 26 anos, depois de sobressair pela independência antes do 25 de Abril, e passar por grande influência do PCP a seguir, até ficar nas mãos do seu proprietário, António Pedro Ruella Ramos (1938-2009).

1993 Estreou há 23 anos A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg sobre um empresário alemão que salvou da morte os judeus que trabalharam de borla para a sua fábrica durante o nazismo.

2004 O ex-Presidente da República Jorge Sampaio (n.1939, em funções entre 1996-2006) comunicou há 12 anos a dissolução do

Fotografia da RTP

Fotografia da RTP

Parlamento, e consequentemente o fim do Governo de Santana Lopes apresentado pelo PSD depois de Durão Barroso ter partido para a presidência da CE, e a antecipação de eleições legislativas.

2006 Numa visita à Turquia, há 10 anos, o anterior Papa Bento XVI (agora emérito) e o patriarca ortodoxo grego de Constantinopla, Bartolomeu I, assinaram a declaração conjunta de apelo à união de católicos e cristãos ortodoxos contra as ameaças à tradição cristã e liberdade religiosa.

2007 O quadro do pintor veneziano Giovanni Tiepolo (1696-1770), A Deposição de Cristo no Túmulo, foi arrematado em leilão da Leiria e Nascimento pelo Estado português, há 9 anos, por 1,5 milhões de euros, em opção de compra.

Fotografia do Sapo

Fotografia do Sapo

2009 O Tribunal de Contas recusou há 7 anos, durante a governação de Sócrates (2005-11), a atribuição do visto prévio à concessão rodoviária Litoral Oeste, elevando para cinco o número de “chumbos” aos contratos das novas concessões (na semana anterior, “chumbara” a autoestrada do Algarve Litoral e já antes tinha dito recusado outros 3 projetos rodoviários: o Douro Interior, a Auto-estrada Transmontana assim como a concessão do Baixo Alentejo).

No mesmo dia, a Fragata portuguesa Álvares Cabral capturou um grupo de seis piratas somalis, que atacou o navio de pesca espanhol Ortube Berria, numa operação conjunta com as autoridades das Sheycheles e da União Europeia.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s