Vinagrete 16.10.27 – Novos professores portugueses atrasados

Indisciplina numa escola, fotografia do jornal i

Indisciplina numa escola, fotografia do jornal i

Tudo começou com um estudo internacional realizado em 2012, no âmbito do projecto TALIS (Teaching end Learning International Survey). Depois, mais para agora, um estudo ali baseado, mas do projecto português aQueduto, numa parceria entre o Conselho Nacional da Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (a do Pingo Doce).

Este último estudo serve para salientar algumas alarmantes especificidades portuguesas no sector. Primeiro, são os professores mais

Indisciplina nas aulas, fotografia de escolaparaque.blogspot.com

Indisciplina nas aulas, fotografia de escolaparaque.blogspot.com

idosos em Portugal, ao contrário do que sucede no resto do Mundo, a indignarem-se com as faltas de disciplina dos estudantes. Ora eu permito-me tirar aqui uma conclusão distinta da dos investigadores portugueses, e é a da que mais uma vez Portugal está atrás neste sector. No resto do mundo, são os professores mais novos a indignarem-se com a indisciplina nas Escolas, e por isso é de crer que ela será de lá varrida mais depressa do que cá.

Outra das especificidades são as faltas de disciplina narradas pelos professores portugueses (muito mais graves) e estrangeiros (suavitas, segundo a nossa visão sempre

Fotografia do Diário Digital

Fotografia do Diário Digital

aberta). Mais uma vez a minha conclusão é distinta da dos investigadores portugueses (que vêem nos seus conterrâneos professores uns monstros de má vontade). É que tendo eu vivido 14 anos no estrangeiro, com filhos em idade escolar, nunca assisti por lá aos desmandos que por cá me foram dados ver (quando esses filhos regressaram, ainda alguns em idade escolar).

Resumo: o aQueduto anda completamente fora das realidades, e os números só por si, demasiado enxutos, não dão uma realidade objectiva.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s