Efemérides de 26 de Outubro

D. Miguel contra D. Pedro IV, imagem da Wikipedia

D. Miguel contra D. Pedro IV, imagem da Wikipedia

1823 Deu-se há 193 anos uma conjura felizmente frustrada de D. Miguel e D. Carlota Joaquina para o afastamento de D. João VI e a suspensão da Monarquia Constitucional, que passaria pela prisão do Rei em Vila Viçosa – o que não impediu a cruel guerra civil entre os absolutistas e os liberais entre 1828-34 (Convenção de Évoramonte).

1863 Foi fundada em Londres há 153 anos a Football Association (FA), a primeira associação de futebol do mundo, entidade que controla o futebol inglês e que formulou as primeiras regras que pouco se alteraram ao longo do tempo (a FIFA só seria criada em 1904, em Paris).

1911 Nacionalistas chineses, encabeçados por Sun Yat-sen, proclamam a República da China há 105 anos, embora só a criassem em 192, e a mantivessem até ao final com sucesso da Grande Marcha comunista capitaneada por Mao Tse-Tung (em 1949), altura em que os nacionalistas, já liderados desde a morte de Ya-sen em 1925 por Chian Kai-sheq, se refugiaram em Taiwan, onde criaram o seu próprio País.

1969 Tiveram lugar há 47 anos as primeiras eleições para a Assembleia Nacional da era marcelista, em que a ANP, partido único do

Resultado democrático da Ala Liberal marcellista, foto de conhecerahistoria12.blogspot.com

Resultado democrático da Ala Liberal marcellista, foto de conhecerahistoria12.blogspot.com

regime ditatorial, reclamou a vitória com 88% dos votos, formando-se depois no Parlamento a Ala Liberal, na qual se destacam José Pinto Leite (morto num desastre de helicóptero na Guiné), Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Miller Guerra.

1970 Deu-se uma acção da ARA (braço armado do PCP que funcionou entre 1970-73, começando precisamente a actuar neste caso), em Lisboa, há 46 anos, contra o navio Cunene, pronto a partir para África, com material de guerra.

1989 A UNESCO aprovou há 27 anos a utilização da língua portuguesa nas actividades da organização, o que foi reforçado com o acordo celebrado em 200o com a CLP, tendo havido entretanto celebrações do Dia da Lºingua Portuguesa na UNESCO, com a participação de toda a CPLP, em inínios de Maio.

tvi2006 A espanhola Prisa (Grupo El País) lança uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital (TVI, embora tivesse começado com o semanário Independente), onde entrara em 2005, e que passara a controlar quase totalmente em 2007.

2014 Dilma Roussef, que acaba de ser afastada do cargo por um Impeachment parlamentar promovido por um grupo de deputados corruptos, acusada ela própria de favorecer a corrupção entre os seus, foi reeleita Presidente do Brasil há 2 anos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s