
Cristóvão Colombo, imagem da Wikipedia
1492 A armada de Cristóvão Colombo (1451-1506) parte do porto andaluz de Palos, em direção à Índia, ao serviço dos Reis Católicos de Espanha, depois de fugir do Portugal de D. João II (1455-95) e de viver e casar no Porto Santo, e acaba por chegar à América por um puro engano de efeitos extraordinários – muito maiores do que se atingisse por ali a Índia, como ele erradamente pensava.
1778 Foi inaugurado há 238 anos o Teatro La Scala de Milão, em Itália, uma das mais famosas casas de ópera do mundo, construído por determinação da Imperatriz Maria Teresa da Áustria (1717-80, mulher do Imperador Francisco I do Sacro Império Romano-Germânico que reinou sobre as terras dos Habsburgos, sendo arquiduquesa e soberana da Áustria, Hungria, Boémia, Croácia, Mântua, Milão, Galícia e Lodomeria, Parma e Países Baixos Austríacos, de 1740 até a sua morte), com a ópera “Europa Riconosciuta”, de António Salieri – seguindo-se numerosas óperas cómicas napolitanas
1829 Estreou-se há 116 anos em Paris (na Salle Le Peletier) a ópera em 4 actos Guilherme Tell (com libreto em francês de
Etienne de Jouy e Hippolyte Bis, feito a partir da peça Wilhelm Tell, do dramaturgo alemão Friedrich Schiller), de Rossini (1792-1868), o autor da mais famosa O Barbeiro de Sevilha.
1842 Teve lugar há 174 anos a primeira greve geral da era industrial, com 10 mil mineiros ingleses a juntarem-se aos operários de
North Staffordshire, na luta por melhores salários, atingindo a paralisação atinge todos os sectores da economia britânica.
1914 A Alemanha declarou Guerra à França há 102 anos, e invadiu a Bélgica, iniciando de facto a II Guerra Mundial, que fora declarada pela Áustria em primeiro lugar (e acabaria por ser o Império mais sacrificado no conflito que os prussianos perderam).
1959 Foi há 57 anos o Massacre do Pidjiguiti, na Guiné sob administração portuguesa, em que as autoridades coloniais ordenaram a carga policial sobre os trabalhadores do porto de Bissau, em greve, resultando 50 mortos e um apoio inesperado à luta pºela independência do PAIGC (criado 3 anos antes).

Fotografia da PSP
1968 — O ditador Oliveira Salazar cai de uma cadeira, no Forte de Santo António do Estoril, queda que poderá já ter sido provocada por um AVC, pois o agravamento do estado de saúde acusará a existência de um hematoma cerebral e levou com atraso à chamada do neurocirurgião Vasconcelos Marques, que o operou dias depois.
1988 A Assembleia Nacional Constituinte do Brasil decretou há 28 anos o fim da censura e da tortura, além da volta das liberdades de expressão e de imprensa no país – abrindo caminho a uma democracia que, apesar dos mandatos de grande sucesso de Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, à direita e à esquerda, não acabaram com a corrupção, que volta agora a campear por lá como nunca.
2001 O primeiro veredicto do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, presidido pelo português Almiro Rodrigues, há 15
anos, condenou o general sérvio-bósnio Radislav Krstic a 46 anos de prisão.
2009 O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, foi declarado culpado de quatro dos sete crimes que inicialmente estava acusado, há 7 anos, num cúmulo jurídico de 7 anos, tendo o tribunal determinado uma indemnização de 463 mil euros ao Fisco – e feito dele um rebuçado para o eleitorado.
2011 Começou há 5 anos, num facto sem precedentes no mundo árabe, o julgamento contra o ex-mandatário egípcio, Hosni Mubarak (n.1928, e Presidente do Egipto entre 1981, morte de Sadat, e o seu derrube revolucionário em 2011), tendo entretanto o Pais regressado a uma ditadura militar com outros protagonistas, depois de um breve período de um Presidente eleito muçulmano e integrista, Morsi (n.1951, e Presidente entre 2011-12, até ser deposto por um golpe militar).
2015 O antigo “homem forte” do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva, o ex-super-ministro José Dirceu, condenado por casos de corrupção em 2005, voltou à prisão há 1 anos, pelo caso Petrobras – que está a levar por diante muito mais gente graúda.