Vinagrete 16.08.03

Os juízes que julgam colégios particulares em causa própria

Justiça adoentada, imagem da RTP

Justiça adoentada, imagem da RTP

Fotografia de zap.aeiou.pt

Fotografia de zap.aeiou.pt

Fontes ligadas ao colégios privados, e provavelmente aos seus advogados, têm denunciado a intervenção de juízes em causas próprias. Sempre em Coimbra, claro, onde os colégios privados se habituaram a viver à conta dos contribuintes e do Estado, borrifando-se para eles, e opondo-se à sua normal expectativa de disporem de boa educação pública nos locais em que esses privados actuam.

Primeiro soube-se que o Estado punha em causa um juiz (e só um?!!!) que se habituou a ter um filho num privado pago pelos contribuintes, e portanto teve sempre sentenças contra o Estado. O Governo esclareceu o assunto, e esclarece que pediu realmente a substituição de tal juiz, naturalmente nada independente.

Por outro lado, os privados perdem sempre os seus processos quando deparam com uma juíza ligada ao PS.Justiça 2, imagem de concursos públicos2016.com

E os contribuintes, esses mesmos que têm sido obrigados a pagarem os colégios privados em vez de um ensino público acessível a todos e em todo o lado, olham para tudo isto perplexos: com um ensinamento novo: a Justiça tem razões, e agarra-se a elas, que os cidadãos desconheciam. O sensato e elementar era afastar a juíza do PS e o juiz dos colégios privados. Mas não parece ser esse o caminho escolhido pela Justiça, e que os cidadãos são forçados a acatar – enquanto a independência judicial não for sujeita a qualquer espécie de controlo externo ao sector. É que mesmo os juristas, sempre compreensivos com todas as bizarrias da Justiça, consultados por diversos jornais, mostram-se nisto mais dividisos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s